Qual a importância do bullying na escola?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A importância de se trabalha o bullying dentro dos ambientes escolares é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto é causador de angustias e sofrimentos, para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas e ou os expectadores.

O bullying escolar traz inúmeras consequências negativas para a criança, algumas delas podendo ser bem graves, inclusive. Isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos são apenas alguns exemplos de como este tipo de agressão pode prejudicar a criança que é vítima dele.

O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de ...

Os danos imediatos que o bullying nas escolas pode causar são: o baixo rendimento, o desinteresse e a evasão escolar, comportamentos agressivos, isolamento, alterações físicas, distúrbios alimentares, problemas do sono, ataques de pânico e ansiedade, consumo de álcool e drogas, podendo levar as vítimas ao suicídio.

O bullying é definido como um ato de agressão intencional e repetida por meio de violência física e psicológica, de forma cruel e intimidadora. Isso pode ocasionar desequilíbrio emocional na criança ou no adolescente. O aluno sofre com gozações, insultos, apelidos constrangedores que levam a vítima à exclusão social.

Estimular os alunos a denunciarem ações negativas
Então, também é papel da escola estimular os estudantes a denunciarem casos de bullying. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é necessário se aproximar dos alunos e garantir um ambiente de segurança, demonstrando a disposição de toda a equipe escolar em ajudar.

O aluno vítima de bullying pode vir a desenvolver fobia escolar, transtorno que causa evasão e fracasso escolar, porque o trauma pelo qual ele passou dentro desse local o impede de frequentar as aulas.

Redação sobre bullying: como tirar nota mil nesse texto?

  1. Considere o exemplo dado. ...
  2. Exponha as suas ideias. ...
  3. Acrescente referências externas. ...
  4. Aponte soluções para o problema. ...
  5. Busque conhecimento prévio. ...
  6. Contextualize o problema. ...
  7. Dispense as expressões batidas. ...
  8. Seja conciso.

Bullying: é uma situação caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.

Algumas maneiras práticas de discutir o bullying em sala de aula

  1. Abrace a diversidade e estimule a criação de empatia. ...
  2. Recorra a livros e filmes. ...
  3. Discuta casos reais e promova atividades de conscientização. ...
  4. Utilize jogos e brincadeiras.

Você pode realizar uma análise sobre os motivos que levam os alunos a largarem a escola, e o quanto esse fato prejudica a educação, e como isso se correlaciona com episódios violentos dentro e fora do ambiente escolar. Professores e a estafa da profissão: qual a relação com a ameaça de violência?