Quais são as principais razões que levam os jovens a serem os agressores?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os motivos mais invocados pelos que desempenham o papel de agressor são hedonistas relacionados com brincadeira, diversão e fuga ao tédio, bem como motivos de afiliação e reativos.

"Os agressores socialmente dominantes querem ser o líder da multidão", afirma Espelage. "E a maneira como eles fazem isso é empurrando outras crianças para baixo na hierarquia." Outras pesquisas argumentam que o bullying geralmente diz mais sobre o agressor em si do que sobre as próprias vítimas.

Os tipos de agressor do Cyberbullying
- O Anjo Vingativo, o bully que por vingança, dele ou de um companheiro, ataca nos mesmos moldes em que foi/foram atacados. -A Sede de Poder. Pratica o cyberbullying como meio de exercer poder sobre os outros, utilizando tácticas de medo. - A Vingança dos “Totós” (“nerds”).

Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações.

O bullying acontece por meio de agressões físicas, como: chutes, empurrões, brincadeiras que machucam, entre outras, ou por meio de agressão verbal que consiste em ameaçar ou intimidar alguém; humilhar por qualquer motivo; excluir; discriminar por cor, raça ou sexo; falar mal sem motivos e outras situações.

O que leva o autor do bullying a praticá-lo é querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir.

Efeitos do Bullying no agressor
O mesmo está ligado a várias consequências negativas com impacto na saúde mental, consumo de substâncias, e, em casos mais extremos, pode inclusivamente levar ao suicídio. Os agressores têm ainda tendência a manifestarem as suas atitudes violentas enquanto adultos.

O que é um agressor? Agressor (em inglês, conhecido por bully) é a pessoa que age de forma agressiva ou violenta contra a vítima ou grupo de vitimas, causando-lhes danos físicos, económicos ou emocionais.

Com relação ao perfil das vítimas, sabe-se que crianças e adolescentes com deficiência física e mental, com diferentes orientações sexuais e de gênero, com defeitos congênitos ou adquirido, e com sobrepeso são as principais vítimas do bullying.

Este consiste na perseguição, humilhação, intimidação, agressão ou difamação de uma pessoa realizada por uma pessoa ou grupo de pessoas. Conhecido problema agora saiu da esfera da convivência física e passou a vigorar na esfera virtual, sendo denominada de cyberbullying.

Além de causar dano a sua imagem pública, a pessoa pode desenvolver uma série de traumas que podem fazer o indivíduo se isolar socialmente, sentir desconforto e tristeza contínua. Outro ponto importante é que se a vítima tiver transtornos, ou for propensa a eles, ela pode ter uma piora em seu quadro de saúde mental.