O que trabalhar sobre bullying?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Crie atividades que abordem o tema bullying de forma preventiva, como debates, palestras, exibição de vídeos, campanhas de conscientização. Organize simulações para que os alunos desenvolvam maneiras de lidar com conflitos dentro da escola.

Algumas maneiras práticas de discutir o bullying em sala de aula

  • Abrace a diversidade e estimule a criação de empatia. ...
  • Recorra a livros e filmes. ...
  • Discuta casos reais e promova atividades de conscientização. ...
  • Utilize jogos e brincadeiras.

Oferecer eventos sobre a temática. Promover campanhas de conscientização, palestras e debates a respeito do bullying é uma ótima forma de combate e, principalmente, prevenção. Nesses eventos, é possível falar diretamente com alunos, mas, também, capacitar educadores para discussão e solução da prática nas escolas.

Apresentar modelos de como podem se desvencilhar e resolver situações adversas é uma excelente forma de trabalhar o bullying infantil. Por isso, o livro “Bruno e João” é uma ótima sugestão de leitura! , mas entre eles existe algo comum que os uniu: a amizade.

No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Projetos de prevenção ao bullying deve envolver toda a escola e seus diversos setores e atores. Conversar com os estudantes e escutar atentamente reclamações ou sugestões. sistemática. Reconhecer e valorizar as atitudes dos estudantes no combate ao problema.

As aulas de Educação Física, através de jogos cooperativos, podem promover a integração, e a solidariedade entre os alunos, e criar espaços de reflexão e inclusão para que estes se aproximem uns dos outros qualquer eliminando forma de preconceito e bullying.

Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as competências socioemocionais são consideradas aspectos fundamentais de proteção à saúde mental e contra o bullying. Por esse motivo, é importante aplicar metodologias bem específicas.

O bullying escolar não tem uma motivação única. Uma criança ou adolescente pode sofrer bullying no ambiente escolar por diversas razões: um aspecto físico considerado fora do padrão, um traço de personalidade menosprezado pelos demais, um jeito de pensar que não é aceito, e muitas outras.

Converse com a criança ou adolescente para, juntos, definirem o que exatamente é o bullying e deixe claro que esse tipo de atitude violenta é inaceitável. É importante que o estudante não tente reagir às intimidações revidando ou fazendo o mesmo com outros estudantes para se sentir aceito.

Adolescencia - II Bullying (Dinâmica) A dinâmica consiste em pedir aos jovens escreverem em um papel um "mico" para entregar para o seu colega realizar. Depois de todos escreverem no papel, a dinâmica muda totalmente e o "mico" escrito para o seu amigo, vira o seu "mico".

Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.

Bullying é uma expressão inglesa que significa “oprimir”, “maltratar” e “intimidar”. É uma conduta intencional, recorrente e agressiva, que pode partir de uma ou mais pessoas, atacando as vítimas de diversas formas, seja com agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais, materiais e também no ambiente virtual.

A importância de se trabalha o bullying dentro dos ambientes escolares é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto é causador de angustias e sofrimentos, para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas e ou os expectadores.