O que é e o que não é bullying?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O que não é bullying? Discussões ou brigas pontuais não são bullying, ou seja, o que for resolvido no momento não é considerado agressividade repetitiva. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying.

Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão seja praticada de maneira repetitiva e ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo).

O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de ...

Não aceite o bullying e não o pratique, pense no que acontece com essa pessoa que é vítima e, se for você a vítima, fale com alguém, ninguém vai mais lhe machucar.” “Diga não ao "Bullying", diga não à "Violência". Palavras são como pedras, elas machucam.

O bullying pode ser caracterizado por alguns tipos, como o social/relacional, físico, verbal, psicológico e eletrônico/virtual.

  • Bullying físico. ...
  • Bullying psicológico. ...
  • Bullying verbal. ...
  • Bullying social. ...
  • Cyberbullying.

A diferença está no tratamento e na balança de poder. No bullying somente o agressor está se divertindo, enquanto que na brincadeira ambas as partes saem felizes no final da ação. O bullying machuca e deixa cicatrizes emocionais nas pessoas. Bullying não é brincadeira.

O bullying escolar não tem uma motivação única. Uma criança ou adolescente pode sofrer bullying no ambiente escolar por diversas razões: um aspecto físico considerado fora do padrão, um traço de personalidade menosprezado pelos demais, um jeito de pensar que não é aceito, e muitas outras.

A lei 13.185/2015 define o bullying como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo.

Humilhar, insultar, ferir física ou emocionalmente, espalhar rumores, ignorar alguém são formas de bullying comumente encontradas entre estudantes.

Sinônimos de Bullying
intimidação bolinagem molestação rejeição intolerância conspiração perseguição agredir bulir agitar mover mexer implicar caçoar mexer com mais...

Algumas maneiras práticas de discutir o bullying em sala de aula

  1. Abrace a diversidade e estimule a criação de empatia. ...
  2. Recorra a livros e filmes. ...
  3. Discuta casos reais e promova atividades de conscientização. ...
  4. Utilize jogos e brincadeiras.