Qual a importância de se economizar?

Perguntado por: oqueiroz9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Saber lidar com o dinheiro pode trazer não somente benefícios financeiros ou materiais, mas melhora a qualidade de vida da família e ajuda a enfrentar dificuldades como a que estamos vivendo com a pandemia.

Não gastar todo o dinheiro e manter-se no orçamento já é algo que torna as finanças pessoais mais equilibradas e sem muitas surpresas. Além disso, a economia também permite a criação de uma reserva de emergência.

Vantagens de economizar, poupar e investir
Realizar sonhos: viagens, compra de carros, estudos, etc. Tranquilidade financeira: ter um futuro garantido, com segurança e qualidade de vida. Equilíbrio do planejamento financeiro: ao combinar a poupança com outros tipos de investimento (aposentadoria, ações).

Economizar significa buscar formas de minimizar os gastos, adotando medidas mais estratégicas para o uso do dinheiro. Isso pode ser feito por meio da análise de despesas e de escolhas mais inteligentes, visando a redução do desperdício e usando os recursos financeiros com moderação.

Poupar é um hábito muito importante na vida do ser humano. Ter um dinheiro guardado ajudará você a realizar projetos futuros, a comprar produto ou serviço à vista e ganhar um desconto ou até mesmo ter uma certa tranquilidade para situações de emergência.

Como economizar dinheiro no dia a dia?

  1. Monitore ganhos e gastos. Anote tudo! ...
  2. Estabeleça objetivos financeiros realistas. É muito fácil perder o foco sem metas. ...
  3. Elimine gastos desnecessários. Para poupar recursos, nada melhor do que cortar despesas. ...
  4. Aproveite descontos e promoções. A palavra da vez é pesquisar.

Você pode economizar de diversas formas, seja negociando descontos em pagamentos à vista, revendo suas prioridades ou repensando os gastos que já tem. Você começa a poupar a partir do momento que deixa de gastar uma parte da sua renda.

35% de sua renda deve ser poupado
35% para aplicações e outras formas de economia pode até parecer muito, mas isso é fundamental para que você tenha uma efetiva segurança financeira. Trace essa meta todos os meses e veja como suas economias podem começar a trabalhar por você (por meio de seus rendimentos mensais).

No entanto, é fundamental que os mais novos compreendam a importância de poupar dinheiro para o futuro. De acordo com o relatório do Goldman Sachs 2022, quanto mais jovem a geração, menor é a probabilidade de se sentir “atrasada” em relação à poupança para a aposentadoria.

ECONOMIA. O dinheiro foi criado para facilitar as trocas comerciais quando estas ficaram mais complexas. A princípio, as permutas eram baseadas na quantidade de tempo de trabalho gasto para produzir a mercadoria. Por exemplo, um pescador dava sua pesca do dia em troca da colheita obtida em um dia por um agricultor.

Poupar significa economizar. Isso envolve mudar o comportamento imediatista de receber um dinheiro e, em seguida, gastá-lo. Para poupar é preciso se planejar de forma que as despesas sejam inferiores à renda obtida e, assim, possa sobrar alguma quantia. Investir significa fazer o dinheiro economizado render.

O avarento, aquele indivíduo que faz pouca caridade, que não é generoso, que não gosta de gastar seu dinheiro, é também chamado de mão de vaca. A expressão "mãos atadas, é também usada para nomear o indivíduo que é sovina, mão fechada, que não gosta de pagar a conta.

Poupar ou investir são práticas indispensáveis para quem deseja algum conforto e estabilidade financeira em sua vida pessoal. As duas, em conjunto com economizar e evitar gastos, são o alicerce para desenvolver uma educação financeira eficiente. Por mais que não pareça, decidir entre poupar ou investir é simples.

Além de representar uma economia real, são uma alternativa de consumo sustentável. Assim, você não só vai juntar dinheiro, como também ajudar o planeta.

Sabemos que o dinheiro não é tudo, mas é através dele que podemos viver melhor, alcançar nossos sonhos e proporcionar uma boa vida para quem amamos! Além disso, a educação financeira começa em necessidades básicas, como moradia, alimentação e saúde.