Qual a função do sistema digestório?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

O sistema digestivo é um dos mais importantes do corpo humano. Também chamado de sistema digestório ou gastro-intestinal (SGI), ele é responsável por todo o processamento e absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos, permitindo o bom funcionamento do organismo.

Os órgãos do sistema digestório são responsáveis por garantir a ingestão do alimento, sua digestão, absorção dos nutrientes e a eliminação do que não é necessário para o corpo.

A digestão é o conjunto de transformações físicas e químicas sofridas pelos alimentos para serem absorvidos pelo organismo. Esse processo inicia-se na boca e termina no ânus. A digestão é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos para poderem, assim, ser absorvidos pelo organismo.

Sistema Digestório é constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos; para o desenvolvimento e manutenção do organismo.

O sistema digestório é o conjunto de órgãos do corpo animal relacionado com o processo de nutrição e de obtenção de energia. A nutrição pode ser dividida em quatro etapas: ingestão, digestão, absorção e eliminação.

Deglutição: condução dos alimentos da faringe para o esôfago; Ingestão: introdução do alimento no estômago; Digestão: desdobramento do alimento em partes menores; Absorção: processo realizado pelos intestinos (delgado e grosso);

O sistema digestório consiste no trato digestório – cavidade bucal, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus – glândulas salivares, fígado e pâncreas.

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus.

O sistema digestório é responsável por garantir a absorção dos nutrientes necessários para a nossa sobrevivência. É nele que ocorre, portanto, a digestão daquilo que comemos, um processo que se caracteriza pela quebra dos alimentos em moléculas menores e mais simples que o nosso corpo consegue aproveitar.

Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.

O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.

De forma geral, da mastigação até o momento em que o bolo alimentar deixa o estômago, uma boa digestão leva de duas a três horas para acontecer.