Qual a funçao do pancreas?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

O pâncreas é um órgão que apresenta duas funções: a função endócrina, que produz a insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicemia do sangue, e também a função exócrina, que produz as enzimas que estão relacionadas à digestão e à absorção dos alimentos consumidos.

O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão do sistema endócrino e digestório.

A chamada parte endócrina do pâncreas é a que produz hormônios, sendo o mais famoso deles a insulina. Juntamente com outro hormônio pancreático, o glucagon, ela controla os níveis de glicose no sangue, mantendo-os em níveis adequados ao bom funcionamento do organismo.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

A insuficiência pancreática exócrina (IPE) acontece quando esse órgão tem dificuldade para realizar o seu trabalho. O resultado são sintomas como desnutrição, diarreia, fezes com gordura (esteatorreia), deficiência de vitaminas, inchaço e perda de peso inadequada.

- Diabetes tipo 1, onde o pâncreas simplesmente não produz insulina. Essa condição acontece por conta da destruição, pelo sistema imunológico do organismo, das células beta-pancreáticas . Neste caso, o paciente precisa sempre receber insulina injetável para que a glicose possa ser metabolizada.

6 hábitos que auxiliam a manter a saúde do pâncreas

  1. Não fume.
  2. Coma mais vegetais crucíferos.
  3. Evite alimentos processados.
  4. Evite o consumo de álcool.
  5. Diminua a ingestão de açúcar.
  6. Mantenha o peso ideal.

As principais doenças do pâncreas são a pancreatite, que é classificada em aguda ou crônica, e o câncer de pâncreas.

  • Pancreatite. Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, causada pela ativação das enzimas pancreáticas dentro da glândula, e não no duodeno, como é normal. ...
  • Câncer de pâncreas. ...
  • Insuficiência pancreática.

Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

O diagnóstico é feito pela dosagem de níveis da glicose no sangue, conhecida como glicemia.

A colangiopancreatografia é um exame de imagem que avalia se existem anormalidades (bloqueio, estreitamento ou dilatação) nos ductos pancreáticos e biliares. Também mostram se o bloqueio no ducto é devido a um tumor no pâncreas.

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.

Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.

Qual médico cuida do pâncreas? Essa glândula faz parte do sistema digestivo e, por conta disso, o especialista em pâncreas é o cirurgião do aparelho digestivo.