Qual a função da membrana plasmatica?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

Funções da membrana plasmática
É responsável por delimitar as células, separando o meio extracelular do meio intracelular. É responsável por garantir proteção à estrutura da célula. Relaciona-se com a troca de substâncias entre a célula e o meio externo.

Essa membrana é de natureza semipermeável, sendo responsável por transportar e selecionar moléculas que entram e saem da célula. Ela possui como uma das funções, o isolamento do ambiente ao redor, tem cerca de 5 nanômetros (nm) de espessura, e delimita espaço celular interno.

A membrana plasmática
Ela reveste a célula para conferir contorno, determinar limites e conter o material celular, todo o citoplasma, as suas organelas. A função de proteção se dá através da capacidade de absorver impactos e dissipar a energia, além de proteger contra patógenos.

A membrana possui uma característica em sua estrutura de grande importância para a manutenção da vida dos seres vivos: a permeabilidade seletiva. Ela é responsável por fazer o transporte e selecionar as substâncias que entram e saem das células, além de garantir a eliminação de componentes do metabolismo celular.

Função do citoplasma
Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.

Resposta: d) transporte passivo e transporte ativo. Uma das principais funções da membrana plasmática é controlar a entrada e saída de substâncias da célula.

A membrana plasmática é formada basicamente por lipídeos e proteínas e tem três principais funções: REVESTIMENTO, PROTEÇÃO E PERMEABILIDADE SELETIVA (permite entrada e saída de substâncias das células).

O núcleo responsabiliza-se por todas as funções celulares, ou seja, é ele o responsável por comandar as células, principalmente as reações químicas. O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas.

A membrana plasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum. O modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente foi proposto em 1972 e denomina-se modelo do mosaico fluido.

A membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, é a estrutura que envolve e delimita todo o conteúdo celular. Estabelece fronteira entre o meio celular interno (parte intracelular) com o meio externo (parte extracelular). Também serve de canal seletivo para a entrada e saída de substâncias na célula.

Osmose é movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração. A osmose é um processo em que se observa a movimentação do solvente.

A alternativa correta corresponde a letra E, pois a membrana plasmática não possui a função de respiração celular e produção de energia, essas funções são realizadas pelas mitocôndrias.

Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.