Qual a forma correta de higienizar o frango?

Perguntado por: scorte3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 15 votos

1) Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango. 2) Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne. 3) Lave o frango por pouco tempo. 4) Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo. De acordo com Ana Carolina Valle, nutricionista especializada em segurança de alimentos, lavar o frango com água corrente na pia não é uma prática indicada.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Fique tranquilo, todo problema está no frango cru
O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente. É por isso que, mesmo sem lavar o frango, você já vai estar protegido e não precisa se preocupar: pode continuar aproveitando suas receitas favoritas sem medo.

A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.

Sendo a salmonella uma bactéria termossensível, o frango deve ser cozido em temperatura ideal e por tempo suficiente.

1) Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango. 2) Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne. 3) Lave o frango por pouco tempo. 4) Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

Não pode lavar carne também! Isso inclui qualquer tipo: aves, carne vermelha, porco ou peixe. Os motivos são os mesmos: maior chances de contaminação e proliferação das bactérias. Para evitar infecções, o ideal é se atentar ao cozimento dos alimentos, principalmente das aves e porcos.

saladas, temperar recheio de sanduíches, reparar. molhos condimentados (como catchup, mostarda e. barbecue), marinar aves, preparar ovos e muiiiitas.

Usar água quente no descongelamento faz com que as chances de proliferação de bactérias, tanto no frango, quanto na pia/utensílios, seja muito maior.

Não lavem o frango cru!
"Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

Não lave o frango
Muitas pessoas têm o costume de lavar o frango antes de guardar na geladeira e isso é um grande erro. As bactérias precisam de água para sobreviver e quanto mais água você fornece à ela, mais fácil fica sua proliferação.

Para limpar o frango e tirar aquele gosto de galinha morta,coloque em um recipiente com agua e imediatamente escorra a agua em seguida coloque o vinagre e deixe por 5 minutos.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”