Qual a fonte de proteína mais barata?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Dica da Nutri #002 – O frango e seus derivados são as fontes de proteína mais baratas no Brasil. Atualmente um dos maiores desafios da população é a deficiência de nutrientes e a decisão de compra de alimentos mais saudáveis a um baixo custo, do que propriamente ao acesso a quantidades suficientes de alimentos.

Confira, abaixo:

  • Grão-de-bico. Primo do feijão, dentro da família das leguminosas, conta com 19 g de proteína a cada 100 g. ...
  • Aveia. Um cereal para lá de importante, a aveia é rica em fibras, como as betaglucanas, que fornece saciedade ao organismo e ajuda a controlar o açúcar sanguíneo. ...
  • Gergelim cru. ...
  • Atum em lata.

Para ajudar, preparamos uma lista de alimentos com grande quantidade de proteínas:

  • Frango;
  • Carne vermelha;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Leite e seus derivados;
  • Kefir.

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina C, potássio e antioxidantes para o organismo.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico.

“O primeiro passo para comer mais proteína é apostar em uma alimentação com mais grãos, vegetais, laticínios, carnes magras e suplementos de proteína, como o whey protein e as proteínas vegetais (arroz, ervilha, girassol, soja etc)”, orienta a nutricionista Liliane Parisi.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

É um cereal rico em fibras solúveis e proteínas, além de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais antioxidantes. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), em 100gramas de aveia tem: 394 calorias sendo: 66,6 gr de carboidratos; 13,9 gr de proteínas; 8,5 gr de gordura e 9,1 gr de fibras.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Cereais. Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.

Espinafre

Espinafre. O espinafre é uma das folhas verdes ricas em proteínas e em carboidratos que fazem par com o brócolis e com a couve na hora de elencar alimentos para substituir a carne.

O equivalente a 100 gramas de feijão carioca cozido tem mais proteínas (4.8 gramas contra 4.5 gramas), fibras (8.5 gramas contra 8.4 gramas) e magnésio (42 mg contra 40 mg) em relação à mesma quantidade de feijão preto.