O que usar para substituir a farinha de mandioca na farofa?

Perguntado por: apadilha3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Para farofa com mais fibras, troque farinha de mandioca pela de aveia.

Para substituir a farinha de mandioca, a farinha de amêndoa e o farelo de aveia são boas opções.

Aveia é opção para substituir a farinha de mandioca na farofa.

Em relação à farinha de trigo, a farinha de mandioca oferece benefícios como conter uma maior quantidade de fibras e vitamina C, além de não ter glúten – portanto, ela é uma boa opção para pessoas que não podem consumir essa proteína.

Farinha de grão de bico
É a melhor farinha para substituir a farinha de trigo sem exigir grandes preparos antes do uso. O pão, quando feito com o grão de bico, enriquece o organismo com proteínas, fibras e vitamina B6.

Quinoa é abundante em proteínas, fibras, ferro e magnésio. Além disso, o grão tem um baixo índice glicêmico, o que significa que manterá o açúcar no sangue sob controle e o coração saudável. E, no que diz respeito à farinha, ela tem um sabor agradável, o que é ótimo para assar e cozinhar doces ou salgados.

Farofa (do quimbundo falofa) é a farinha de mandioca ou farinha de milho escaldadas ou torradas, geralmente passadas na gordura ou na manteiga, nas quais podem ser acrescentados inúmeros outros ingredientes, tais como: bacon torrado, linguiça frita, ovo, carne, tofu, ou outros alimentos de origem vegetal.

Farinha de grão-de-bico e feijão (leguminosas)
A principal vantagem dessas farinhas é que elas também têm proteína vegetal, além de bastante fibra, que ajuda em melhorias do intestino, saciedade, para quem busca o emagrecimento também.

A farinha de mandioca crua irá te entregar uma farofa mais clara e macia, ideal para quem gosta das versões mais molhadinhas do prato. Já a farinha de mandioca torrada entregará uma farofa mais seca, crocante e dourada, então se você é contra farofa molhadinha (como eu!), essa última é o melhor tipo para você.

Entre os benefícios da farinha de mandioca estão as fibras presentes no alimento, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de seu potássio que previne câimbras e o magnésio, que ajuda a controlar a pressão arterial.

Quando usar farinha de rosca e de mandioca
A farinha de mandioca não é recomendada para empanar alimentos, pois pode acabar encharcando, porém, é uma alternativa para farinha de rosca sem glúten. Já a farinha de rosca, pode ser usada tanto para farofas, molhos quanto para empanar nossas amadas frituras.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a farinha de mandioca torrada apresenta 8,3% de umidade, 1,2% de proteína, 0,3% de lipídeos, 89,2% de carboidrato, 1,0% de cinzas; 328 mg de potás- sio, 76 mg de cálcio, 40 mg de magnésio, 39 mg de fósforo, 10 mg de sódio, 1,2 mg de ferro, 0,4 mg de zinco e ...