Qual a fase que mais transmite Covid?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Estudos identificaram que o período de transmissão do vírus começa por volta de dois dias antes do surgimento do primeiro sintoma, durando até 10 dias após a aparição dos sintomas. O pico de transmissão ocorre por volta do quinto dia dentro deste intervalo.

Com base nas evidências atuais, em geral, pessoas com quadros leves e moderados de covid-19 podem transmitir o vírus por 7 a 10 dias após o início dos sintomas.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Dias 1, 2 e 3: a incubação
As milhares de cópias que são liberadas de cada célula invadida avançam cada vez mais no organismo — se elas iniciam os trabalhos na superfície do rosto, logo estão dentro do nariz, descem para a garganta e eventualmente podem chegar até os pulmões.

Em todo caso, a recomendação geral sobre tudo que falamos é: não há um número exato sobre quantos dias uma pessoa pode continuar transmitindo o vírus, no entanto, um isolamento de ao menos 10 dias é recomendado (um teste de antígeno no 5° dia já pode ser realizado).

Período de transmissibilidade
Também já é conhecido que muitos pacientes podem transmitir a doença durante o período de incubação, geralmente 48 horas antes do início dos sintomas.

Pico de contágio do novo coronavírus ocorre nos cinco dias após início de sintomas, diz estudo - ISMEP - Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa.

Atualmente, já é possível avaliar se as consequências da covid-19 perduram em quem teve a doença há, pelo menos, dois anos. Ainda não há respostas concretas, mas várias pesquisas têm se debruçado sobre o assunto.

Normalmente, os sintomas costumam aparecer a partir do quinto dia de infecção ativa. O tempo de duração da doença dependerá da particularidade de cada caso. Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar.

Sair de casa com suspeita ou testado positivo para Covid-19 é crime. Em tempos de pandemia, é de grande importância que tenhamos empatia um com o outro. Se possível não saia de casa, principalmente se você sentir algum sintoma da covid-19, e procure uma unidade de saúde para a realização de exames.

Tiveram 17 pessoas com sintomas leves e 4 não tiveram sintoma algum. A quantidade de RNA viral dos participantes do estudo diminuiu ao longo dos dias, tendo uma diminuição considerável após 10 dias do início dos sintomas.