Qual a entidade que gosta de cigarro?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

É óbvio que os pretos-velhos, caboclos, marinheiros, baianos, Exús e todos os outros espíritos de lei que trabalham na Umbanda não bebem ou fumam porque gostam, porque eles têm algum apego a esse isso.

Prandi diz que a fumaça dos charutos é uma herança indígena usada nos rituais de cura para canalizar energia e fluidos na limpeza espiritual.

É dessa forma que Maximón bebe aguardente e fuma. Muitas vezes, ele tem um cigarro na boca, e os devotos fumam o tempo todo enquanto estão em sua presença.

Fumam normalmente charutos ou cigarrilhas, mas alguns Boiadeiros fumam o palheiro, que é um cigarro feito de palha de milho com fumo de corda ou rolo, ou até mesmo cigarros normais. Os Caboclos são exímios na arte de curar e na limpeza espiritual.

Além da alimentação sem carne de nenhum tipo, não fazer sexo, não beber, não fumar, também é recomendado não ir a bares e ambientes 'profanos', qual o motivo? Isso deve ser considerado pelo aspecto positivo, não como uma proibição.

Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.

Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante. É exatamente por isso que ela é a responsável pela dependência química.

Gosta de vermelho, preto e amarelo, bebe champanhe sem álcool e fuma cigarrilha.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

1 – Cheiro de cigarro
Muito provável que odores de tabaco sejam provenientes de desencarnados que fumaram durante boa parte da encarnação e ainda sentem falta do tabaco. São espíritos que podem experimentar grande sofrimento e angústia por sua dependência, que ainda persiste até hoje.

As entidades mensageiras do Orixá do ferro são apreciadoras da cerveja e da carne, não gostam de cachaça ou outra bebida de teor alcóolico elevado. Também se utilizam do charuto para as suas mirongas e defumações.