Qual a diferença entre Trópico de Câncer e Capricórnio?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O Trópico de Câncer é uma linha de latitude imaginária acima do equador que atravessa o globo a cerca de 23 graus norte. Este é o local exato onde o sol está no alto em 21 de junho. O oposto é o Trópico de Capricórnio, cuja linha de latitude circunda o globo a cerca de 23 graus ao sul (abaixo do equador).

A referência que se deve considerar é o eixo vertical do Sol, quando o astro atinge o Trópico de Câncer, há verão no Hemisfério Norte e inverno no Hemisfério Sul, e o contrário ocorre quando o eixo vertical atinge o Trópico de Capricórnio, havendo verão no Hemisfério Sul e inverno no Norte.

Os trópicos servem para delimitar essa diferença, ou seja, o trópico de Capricórnio é a faixa no hemisfério sul em que a iluminação perpendicular atinge o seu ponto máximo. Já o trópico de Câncer é a zona mais ao norte possível em que o sol incide perpendicularmente.

O Trópico de Capricórnio é um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste.

Giurgea definiu como nootrópicos as substâncias que, apesar de potencializar as capacidades cognitivas, não são tóxicas, viciantes ou provocam efeitos colaterais significativos. Não há um consenso sobre como funcionam muitas dessas substâncias, embora quem as utilize acredite que elas melhoram o metabolismo cerebral.

Os trópicos servem para demarcar o limite dessa diferença, ou seja, o Trópico de Câncer é a zona mais ao norte possível em que o sol incide perpendicularmente. Da mesma forma, o Trópico de Capricórnio é a faixo no hemisfério sul onde a iluminação perpendicular atinge o seu ponto máximo.

Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente. Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

1. [ Geografia ] Cada um dos dois círculos menores da Terra, paralelos ao equador terrestre e dele distantes 23°27' de latitude a norte e a sul, o do hemisfério norte denominado Trópico de Câncer, e o do hemisfério sul, Trópico de Capricórnio. 2. Zona da Terra entre esses dois círculos, que corresponde à zona tórrida.

O Trópico de Câncer é uma linha de latitude imaginária acima do equador que atravessa o globo a cerca de 23 graus norte. Este é o local exato onde o sol está no alto em 21 de junho. O oposto é o Trópico de Capricórnio, cuja linha de latitude circunda o globo a cerca de 23 graus ao sul (abaixo do equador).

Ubatuba

Trópico de Capricórnio em Ubatuba, onde passa a linha imaginária.

Londrina

Placas são instaladas nos marcos. Três placas foram instaladas em pontos distintos de Londrina, norte do Paraná, nos marcos que sinalizam onde a linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa pela cidade.

O clima subtropical é um tipo climático que abrange as regiões localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio, especificamente entre as latitudes 30° e 50° ao sul da linha do Equador.