O que entra e sai da célula?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Substâncias podem entrar e sair da célula através da membrana por meio do transporte passivo ou ativo. Os processos de endocitose e exocitose garantem, respectivamente, a entrada e saída de macromoléculas e outras partículas.

A membrana plasmática atua nas células como uma barreira que controla a entrada e saída de moléculas.

Dentro da célula
Uma célula é constituída por um núcleo e citoplasma, encontrando‑se dentro de uma membrana celular, que regula as ações no interior e no exterior. O núcleo contém os cromossomos, que compõem o material genético da célula, bem como um nucléolo, que produz os ribossomos.

Núcleo: região onde se localiza o material genético e comando das atividades celulares; Membrana plasmática: envoltório fino e poroso que reveste a célula; Citoplasma: substância fluida onde se localiza o núcleo celular e as organelas; Organelas celulares: funcionam como órgãos e desempenham as atividades celulares.

Tipos de células: as principais, como classificar e muito mais

  • Células reprodutoras.
  • Maiores células do corpo.
  • Células ósseas.
  • Células epiteliais.
  • Células cerebrais.
  • Células musculares.
  • Células sanguíneas.
  • Células-tronco.

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A função da célula é realizar todas as funções necessárias à vida, como por exemplo a obtenção de energia e a reprodução. Por isso a célula é a unidade fundamental dos seres vivos. As células é a unidade fundamental do corpo e do funcionamento.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Função do citoplasma
Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

Função da membrana plasmática
Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e faz parte do ciclo celular, ou seja, do ciclo de vida de uma célula, que se inicia na sua formação por meio da divisão da célula-mãe e vai até a sua própria divisão, com a formação das células-filhas.

As células que formam nosso corpo são chamadas de eucariontes, as quais se diferenciam das células procariontes por apresentarem núcleo delimitado pela membrana nuclear e organelas membranosas, como complexo golgiense, retículo endoplasmático e mitocôndrias.

Células do Sangue
O sangue humano é formado por diversos tipos de células, cada qual com sua função, as mais importantes são: as hemácias chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos (transporte de oxigênio);

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

O ATP é fundamental para fornecer energia livre para as células realizarem suas atividades. Assim sendo, essa energia será utilizada por outras reações que requerem energia (reação endergônica). A molécula de ATP é consumida em aproximadamente um segundo após ser formada.