Porque as organelas recebem esse nome?

Perguntado por: acastro2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

As organelas também são conhecidas como organóides. Isso ocorre por ambos os nomes significarem o diminutivo de órgão, o que dá uma idéia geral do que elas são: um componente que desempenha algum papel. Para facilitar a compreensão, pode-se criar uma analogia em que células são fábricas ou indústrias.

Vale frisar que o termo célula foi utilizado porque Hooke observou cortes de cortiça, nos quais foi possível observar apenas paredes celulares vegetais de células mortas. Por achar que aquelas estruturas eram apenas pequenas cavidades, denominou-as de célula.

As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.

Foi descoberta em 1665 pelo matemático inglês Robert Hooke, que observou células de cortiça através do microscópio. Foi ele quem deu o nome "célula", do latim cella = pequena cavidade, compartimento ou peça de uma casa.

Organelas não membranosas (Organelos não membranares)

  • Ribossomos (Ribossomas) Os ribossomos (ribossomas), quer livres no citosol ou associados ao RER, sintetizam proteínas como cadeias de polipeptídeos. ...
  • Microtúbulos. ...
  • Filamentos de actina. ...
  • Filamentos intermediários. ...
  • Centríolos.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.

A primeira organela celular descrita foi o núcleo celular. Alguns autores creditam essa descrição ao pesquisador botânico Robert Brown, que visualizou o núcleo de células de orquídeas no ano de 1836.

As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas por membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.

zigoto

O zigoto é a primeira célula que se forma na união entre os gametas masculino e feminino, portanto representa o estágio mais inicial do desenvolvimento do embrião.