Qual a diferença entre ironia e cinismo?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O cinismo seria uma situação na qual a ironia atingiu tal ponto no qual o objeto realmente se perdeu. Isso porque, na ironia, não é possível dizer que haja algum tipo de insinceridade. Ao contrário, se há uma clivagem entre enunciado e enunciação, a ironia faz exatamente explicitar essa clivagem, e não mascará-la.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado, o cinismo tem uma conotação pejorativa, pois designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.

Ironia é uma figura de linguagem que pode ser assim classificada: oral, dramática ou de situação. Ela depende muito da enunciação para ser identificada. O sarcasmo é uma declaração ofensiva, em tom de zombaria. A ironia é uma figura de linguagem que consiste em sugerir o contrário do que se afirma.

Consiste num tipo de ironia insultuosa. Já a ironia é mais moderada, não tendo como propósito o teor do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa. Cinismo é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!

Um exemplo de cinismo seria se uma pessoa vê que há um banco faltando uma das pernas e o coloca de modo que pareça que o mesmo está bom para sentar-se, então uma pessoa senta naquele banco e acaba caindo. Em seguida, a pessoa que colocou o banco danificado ali, oferece ajuda, atuando como se fosse uma boa pessoa.

Os cínicos demonstravam seus ideais nas ações e depreciavam o conhecimento teórico. Os cínicos eram criticados por seu comportamento obsceno e descomedido em locais públicos. A palavra “cínico” origina-se de uma palavra grega que remete à “cachorro”. Diógenes é o principal representante do cinismo.

Hoje em dia, chamar alguém de cínico é dizer, entre outros adjetivos, que o indivíduo é falso, arrogante, hipócrita, corrupto, fingido, debochado e sarcástico.

Exemplos do uso de ironia
“Puxa, que bom que o elevador quebrou! Agora só teremos que subir 12 lances de escada, são bem poucos.” Certamente, a pessoa não está feliz por ter que subir 12 lances de escada. “Que bonito, hein!

Exemplos de Ironia

  1. Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. ...
  2. A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero. ...
  3. Eu fico feliz quando ela não atende as minhas ligações. ...
  4. Ele estudou tanto que tirou zero na prova. ...
  5. Felicidade é trabalhar muito e receber pouco. ...
  6. Ele teve uma grande ideia e arruinou a nossa viagem.