O que significa a cor roxa na bandeira LGBT?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

O roxo simboliza uma intersecção dessas atrações. Pode-se definir pessoas pansexuais como aquelas que se sentem atraídas por todos os gêneros ou independentemente do gênero.

5 – Bandeira do Movimento Assexual
Sendo definidos como aqueles que não sentem atração sexual por pessoas, a bandeira dos assexuais conta com a cor roxa, que é o padrão da comunidade.

Desenhada por Michael Page, em 1998, a bandeira bissexual é formada pelas cores rosa, roxo e azul. A faixa rosa, no topo da bandeira, representa pessoas que se relacionam apenas com pessoas do mesmo gênero. A azul, última cor da bandeira, está associada aqueles que se relacionam com pessoas do sexo oposto.

A bandeira que representa a comunidade queer tem a cor lilás como símbolo da androgenia, o branco representando a identidade agênero e o verde, pessoas não binárias. Pessoas que se identificam como queer são aquelas que não se identificam com os padrões de gênero.

Atualmente o machado representa a força e resistência do movimento lésbico e feminista. Além disso, o roxo remete à cor símbolo da luta feminista.

Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.

Apenas dois países com bandeiras recentes aderiram à cor roxa: Dominica e Nicarágua (nesse caso, escondida num arco-íris).

A bandeira do arco-íris tem sido usada como o único símbolo do orgulho LGBT+ e marco dos movimentos sociais LGBTs, embora hoje existam muitas outras bandeiras para reivindicar e nomear outras existências invisibilizadas inicialmente.

Vladimir Putin

O governo do presidente russo Vladimir Putin criou uma "bandeira hétero" para antagonizar com as recentes conquistas dos direitos civis para os homossexuais --como a aprovação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Para Piotr Kropotkin, a bandeira preta simbolizava a guerra sem tréguas, adquirindo um caráter oposto ao da bandeira branca da rendição. Bandeiras negras foram usadas por diversos movimentos anarquistas proeminentes ao longo da história, como o Exército Insurgente Makhnovista na Ucrânia.

A mensagem por trás do roxo
Ele transmite sentimentos ambivalentes, como sensualidade e espiritualidade, masculino e feminino. É uma cor que nos convida à reflexão, transformação e espiritualidade. Nas roupas, o roxo pode comunicar uma sensualidade sutil, além de poder, mistério e distanciamento.

O violeta, ao contrário do que se pensa, é uma cor própria, mas o senso comum o associa ao roxo. O nome roxo vem do latim russeus, que significa vermelho escuro . Outro nome utilizado para designar a cor roxa é púrpura, que vem do latim purpura.