Quais são as causas do hermafroditismo?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Uma das causas possíveis é genética. Mutações no gene CYP21A2 (que se encontra no braço curto do cromossomo 6) resultam na deficiência de uma enzima, a 21-hidroxilase.

Existem várias possibilidades para que isso aconteça: hiperplasia adrenal congênita (a causa mais comum), hormônios masculinos ingeridos ou elaborados pela mãe durante a gravidez e tumores produtores de hormônio masculino na mãe (na maioria das vezes, tumores ovarianos). Algumas vezes a causa permanece desconhecida.

Podemos classificar o hermafroditismo em humanos em: verdadeiro, pseudo-hermafroditismo masculino e pseudo-hermafroditismo feminino. No hermafroditismo verdadeiro, além da presença de ovários e testículos, observa-se a existência, ou não, da genitália masculina e feminina.

o pseudo-hermafroditismo feminino é usualmente causado por hiperplasia adrenal congênita (Hac), decorrente de defeito enzimático; a Hac responde por aproximadamente metade de todos os casos com genitália ambígua externa3.

Geneticamente, a maioria dos hermafroditas verdadeiros tem em cada célula dois cromossomos X – os homens normais têm um cromossomo X e um Y e as mulheres, dois X. Portanto, eles deveriam ser mulheres.

Definição contemporânea para “hermafroditismo” não traz luz sobre o tema, e preconceito persiste. Eles são muito mais comuns do que podemos imaginar. Apesar de não haver dados precisos, estima-se que um em cada 1.200 nascidos vivos no Brasil tenha essa condição, um total estimado em aproximadamente 167 mil pessoas.

O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.

O hermafrodita é autossuficiente
Além disso, enquanto o restante dos hermafroditas pode se acasalar com qualquer indivíduo da espécie que encontrar, organismos com sexos separados precisam de outro animal do sexo oposto. Portanto, o hermafroditismo é uma vantagem nessas circunstâncias.

O pseudo-hermafroditismo geralmente resulta de uma deficiência enzimática, disgenesia gonadal ou resistência a andrógenos, com consequente excesso de andrógenos no sexo feminino e deficiência de andrógenos no sexo masculino.

Há quem ache que existe na Bíblia, sim, uma menção à intersexualidade: em Isaías 56,3, fala-se da pessoa que é “uma árvore seca”. No entanto, pode muito bem tratar-se de uma referência a outras realidades.

A exemplo disso, no âmbito lexical, o movimento intersexo considerara que o termo “hermafrodita” é ofensivo, porque é um termo antiquado e estereotipado. As pessoas transgêneras também requerem, dentre outras coisas, que a concordância gramatical com a identidade de gênero da pessoa seja respeitada.

Durante séculos o termo utilizado para se referir à pessoas intersexo era hermafrodita, porém, sua origem tem um cunho pejorativo e não deve mais ser usado.

A classificação baseia-se na natureza da gônada presente e os três grupos básicos são o pseudo-hermafroditismo masculino (PHM = genitália ambígua com testículos), pseudo-hermafroditismo feminino (PHF = genitália ambígua com ovários) e hermafroditismo verdadeiro (HV = testículo e ovário com ou sem genitália ambígua).

Pode ser causada pela divisão de um óvulo, seguida pela fertilização de cada óvulo haplóide e fusão dos dois zigotos no início do desenvolvimento. Como alternativa, um óvulo pode ser fertilizado por dois espermatozóides, seguido de resgate trissômico em uma ou mais células filhas.

O diagnóstico é realizado com a comprovação histológica de tecido gonadal masculino e feminino no mesmo indivíduo, não necessariamente na mesma gônada (ovotéstis)1(C)3(D).

Um jovem hermafrodita de Burkina Fasso, conhecido como ''homem'' na comunidade em que vive, surpreendeu seu povoado na região de Boromo (a 150 km ao sudoeste de Uagadugú) ao dar à luz um bebê, informou, ontem, o jornal estatal Sidwaya.