O que é que significa genitália?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

substantivo feminino [Medicina] Conjunto de órgãos genitais, falando especialmente dos exteriores. [Zoologia] Conjunto que, nos artrópodes, é composto pelo órgão copulador e os órgãos que a ele estão associados. Etimologia (origem da palavra genitália). Do latim genitalia; plural genitale.is.

Órgãos reprodutores masculinos. São divididos em órgãos externos (PÊNIS, ESCROTO e URETRA) e órgãos internos (TESTÍCULO, EPIDÍDIMO, VASO DEFERENTE, VESÍCULAS SEMINAIS, DUCTOS EJACULATÓRIOS, PRÓSTATA e GLÂNDULAS BULBOURETRAIS). Órgãos reprodutores masculinos.

O aparelho genital feminino é formado pelos órgãos genitais internos e externos. Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.

As estruturas genitais externas incluem o monte de Vênus, os grandes lábios, os pequenos lábios, e o clitóris. A região onde essas estruturas estão localizadas denomina-se vulva. As estruturas genitais externas têm três funções principais: Permitir a entrada dos espermatozoides no corpo.

Vamos começar dizendo que o canal vaginal tem, em média 7 a 10 cm, ou seja: o coletor não vai se perder dentro de você. Claro que esse canal muda de tamanho dependendo da posição que você está. Quando ficamos excitadas, por exemplo, ele se alonga.

A visualização da genitália externa durante a ultrassonografia é importante clinicamente por diversas razões. Quando a diferenciação sexual se dá de forma normal, a imagem da genitália externa (e consequentemente da interna) condiz com o sexo genético.

Os grandes lábios estão localizados nas laterais da vulva e, geralmente, têm pelos. Os pequenos lábios, por outro lado, estão na parte interna e não possuem pelos. São formados por uma mucosa, que está sempre úmida. O tamanho dos grandes e pequenos lábios varia de mulher para mulher, e todos são considerados normais.

A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).

Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura.

A ultrassom pode ser feita, com maior precisão para identificar o sexo, a partir de 13 semanas, que é quando se visualiza melhor. Na 13 semana a genitália do bebê já está formada e é quando é possivel visualizar se será um menino ou a menina.

Dizendo assim pode parecer fácil, mas, apesar da diferenciação da genitália começar ao redor da 6ª semana de gravidez, antes de 14ª semana é muito difícil dizer através a imagem do ultrassom se o bebê tem um órgão sexual masculino ou feminino.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

A vulva se localiza abaixo do ventre e é constituída pelos lábios maiores, lábios menores, clitóris e vagina. Os lábios maiores, também chamados de grandes lábios, e os lábios menores, também chamados de pequenos lábios, são dobras de pele e mucosa que têm a função de proteger a abertura da vagina e da uretra.