Como é o cromossomo de um hermafrodita?

Perguntado por: dgois7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Geneticamente, a maioria dos hermafroditas verdadeiros tem em cada célula dois cromossomos X – os homens normais têm um cromossomo X e um Y e as mulheres, dois X.

Para o médico ginecologista Waldemar Alves do Amaral, a possibilidade de pessoas do sexo masculino engravidarem existe, mas somente no futuro. “Pessoas hermafroditas hoje não conseguem reproduzir. Elas têm testículos, a área externa ambígua, os ovários não funcionam, o que as impede de ter filhos.

O que é hermafroditismo? Hermafroditismo é o nome de uma condição na qual a pessoa nasce com dois órgãos sexuais, tanto do sexo masculino, como do feminino. Em geral, os pacientes só manifestam o problema durante a puberdade.

Ocorrência de genitais ambíguos é rara; Brasil não tem estatística.

Definição contemporânea para “hermafroditismo” não traz luz sobre o tema, e preconceito persiste. Eles são muito mais comuns do que podemos imaginar. Apesar de não haver dados precisos, estima-se que um em cada 1.200 nascidos vivos no Brasil tenha essa condição, um total estimado em aproximadamente 167 mil pessoas.

O tratamento do hermafroditismo depende da idade em que o diagnóstico foi feito, podendo ser através de reposição hormonal ou cirurgia para definição do sexo.

ao contrário, um pseudo-hermafrodita representa um desacordo entre o sexo fenotípico e as gônadas, isto é, um pseudo-hermafrodita mulher possui ovários, mas genitália externa masculina ou am- bígua; um pseudo-hermafrodita homem possui tecido testicular, mas genitália do tipo feminino ou ambígua1.

No hermafroditismo verdadeiro, além da presença de ovários e testículos, observa-se a existência, ou não, da genitália masculina e feminina. No caso do pseudo-hermafroditismo masculino, observa-se um pênis pouco desenvolvido.

O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.

São três os tipos de hermafroditismo: Hermafroditismo verdadeiro, pseudo-hermafroditismo masculino e pseudo-hermafroditismo feminino.

Há quem ache que existe na Bíblia, sim, uma menção à intersexualidade: em Isaías 56,3, fala-se da pessoa que é “uma árvore seca”. No entanto, pode muito bem tratar-se de uma referência a outras realidades.