É normal não entender sarcasmo?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia divulgou hoje que a incapacidade de detectar sarcasmo e mentiras pode ser um dos primeiros sinais da deterioração cerebral, provocada por algumas doenças, que leva à demência.

O sarcasmo é típico de pessoas infelizes, frustradas, com problemas de autoestima e que não conseguem encontrar alegria nem sentido para suas vidas, então resolvem importunar os outros, lançando insinuações, provocações, zombarias, tudo para desestabilizar o ambiente que, com toda razão, os rejeita.

O que é Sarcasmo:
O sarcasmo é uma figura de linguagem utilizada para afrontar ou ofender alguém, ou um grupo. De uma maneira geral, o sarcasmo é utilizado para ridicularizar o outro, utilizando uma linguagem agressiva. Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche.

O sarcasmo é uma forma de provocação. Enquanto função de linguagem, tem objetivo de desprezar a pessoa envolvida no contexto da frase. Para muitas pessoas seu uso está relacionado à falta de educação e má intenção.

Se alguém tiver um comportamento estranho e ademais tenha uma particular incapacidade para entender a ironia, o sarcasmo e a mentira, deve consultar um especialista que possa se assegurar de que isto não seja o princípio de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig) ou alguma outra doença ...

Esse uso da zombaria é, muitas vezes, um mecanismo de defesa de pessoas que precisam humilhar as outras para que se sintam um pouco melhores consigo mesmas. Geralmente, esse estilo de comunicação é empregado com as pessoas mais próximas, como amigos, familiares, namorados e colegas de trabalho.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

Em geral, pessoas associadas anteriormente à síndrome de Asperger são consideradas autistas no nível 1, leve. Esses indivíduos podem apresentar dificuldades para interação social, compreender e expressar emoções, assim como gestos, expressões faciais e demais aspectos da linguagem não verbal.

As pessoas com essa síndrome sentem e percebem o mundo de forma diferente e possuem dificuldades persistentes para se comunicar e interagir socialmente. Apesar de enquadrada no espectro autista e de ser popularmente conhecida como uma forma leve de autismo, ela guarda suas particularidades e diferenças.

Quem convive com o sarcasmo tende a aceita-lo melhor. Por isso, o senso de humor acaba prevalecendo e diminuindo a tensão mesmo em situações de conflito e estresse. E isso mostra que o sarcasmo pode encontrar um bom convívio, pois indica habilidade nas interações sociais.

Uma pessoa sarcástica é uma pessoa que usa a ironia de forma a zombar de uma situação ou para insultar uma pessoa de forma mordaz. O sarcasmo pode ter duas funções distintas: acalmar uma situação conflituosa ou causar ofensa em alguém.

Como se defender da pessoa sarcástica
Portanto, a primeira coisa a fazer é expressar com tranquilidade “que esse comentário não caiu bem”. Exija que ele seja literal. O sarcástico é mestre em metáforas e nas mais sinistras ironias. Não as aceite, exija que ele seja literal.

O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).