Qual a diferença entre fibrose cística e fibrose pulmonar?

Perguntado por: idias . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Enquanto a fibrose pulmonar é uma doença adquirida ao longo da vida e restrita ao pulmão, na fibrose cística o paciente já nasce com a doença que atinge o sistema digestivo, respiratório e as glândulas sudoríparas.

​A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose ou a doença do beijo salgado, é uma patologia genética, crônica e progressiva que atinge mais de um órgão, por exemplo, os pulmões, o pâncreas, o fígado, os seios da face e o intestino. Ela é a doença genética grave mais comum da infância.

Outros tipos de fibroses
Alguns exemplos são: fibrose do fígado (cirrose), fibrose do mediastino (tecido mole do mediastino), mielofibrose (medula óssea), Doença de Crohn (intestino), quelóide (pele), artrofibrose (joelho, ombro, outras articulações), fibrose nos pés (ledderhose) e por aí vai.

É importante não se automedicar, pois existem mais de 100 tipos diferentes de fibrose, cada uma com um tratamento específico.

Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Os tratamentos estéticos ajudam a reduzir a fibrose, tais como ultrassom, radiofrequência, laser, endermoterapia, drenagem linfática etc.

Raio-x do tórax
Isso pode ser usado para procurar problemas como pneumonia, uma infecção que faz o líquido acumular-se nos pulmões. Também pode ajudar a diagnosticar câncer ou um acúmulo de tecido cicatricial nos pulmões, conhecido como fibrose pulmonar.

Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar. A fibrose pulmonar pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha.

Apesar da gravidade do quadro, o tratamento da FC tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Se, há 30 anos, a expectativa de vida do paciente não ultrapassava os 15 anos de idade, hoje, quem nasce com Fibrose Cística tem uma expectativa de vida acima de 40 anos.

A fibrose pulmonar idiopática é o tipo mais grave de fibrose, pior do que câncer de pulmão, pois sendo diagnosticado precocemente, o câncer oferece chances de cura. No entanto, a fibrose pulmonar idiopática, um dos tipos da doença, depois de diagnosticada, oferece sobrevida de média de 3 anos, se não for tratada.