Qual a diferença entre fibrose cística e fibrose pulmonar?
Enquanto a fibrose pulmonar é uma doença adquirida ao longo da vida e restrita ao pulmão, na fibrose cística o paciente já nasce com a doença que atinge o sistema digestivo, respiratório e as glândulas sudoríparas.
Qual o tipo de fibrose mais perigosa
A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose ou a doença do beijo salgado, é uma patologia genética, crônica e progressiva que atinge mais de um órgão, por exemplo, os pulmões, o pâncreas, o fígado, os seios da face e o intestino. Ela é a doença genética grave mais comum da infância.
Quais são os tipos de fibrose que existem
Outros tipos de fibroses
Alguns exemplos são: fibrose do fígado (cirrose), fibrose do mediastino (tecido mole do mediastino), mielofibrose (medula óssea), Doença de Crohn (intestino), quelóide (pele), artrofibrose (joelho, ombro, outras articulações), fibrose nos pés (ledderhose) e por aí vai.
Quantos tipos de fibrose pulmonar existe
É importante não se automedicar, pois existem mais de 100 tipos diferentes de fibrose, cada uma com um tratamento específico.
O que é fibrose cística pulmonar
Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.
É possível reverter fibrose
Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.
O que acaba com a fibrose
Os tratamentos estéticos ajudam a reduzir a fibrose, tais como ultrassom, radiofrequência, laser, endermoterapia, drenagem linfática etc.
Qual o exame que detecta a fibrose pulmonar
Raio-x do tórax
Isso pode ser usado para procurar problemas como pneumonia, uma infecção que faz o líquido acumular-se nos pulmões. Também pode ajudar a diagnosticar câncer ou um acúmulo de tecido cicatricial nos pulmões, conhecido como fibrose pulmonar.
O que leva a ter fibrose pulmonar
Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar. A fibrose pulmonar pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa que tem fibrose cística
Apesar da gravidade do quadro, o tratamento da FC tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Se, há 30 anos, a expectativa de vida do paciente não ultrapassava os 15 anos de idade, hoje, quem nasce com Fibrose Cística tem uma expectativa de vida acima de 40 anos.
É grave fibrose pulmonar
A fibrose pulmonar idiopática é o tipo mais grave de fibrose, pior do que câncer de pulmão, pois sendo diagnosticado precocemente, o câncer oferece chances de cura. No entanto, a fibrose pulmonar idiopática, um dos tipos da doença, depois de diagnosticada, oferece sobrevida de média de 3 anos, se não for tratada.