Qual a diferença entre diarreia e fezes moles?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Já vimos que a diferença entre fezes moles e diarreia está, principalmente, na frequência. Portanto, pensando que o cocô mole pode, com aumento da frequência, ser "enquadrado" como diarreia, as causas aqui também podem ser infecções e problemas gastrointestinais. Por outro lado, pode ser sinal de que algo não caiu bem.

Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

Alimentação não saudável, principalmente a alimentação rica em gordura; Intoxicação alimentar; intoxicação por água.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Intoxicação alimentar; Quadro viral; Medicamentos; Nervosismo, ansiedade, e outros fatores emocionais.

Uma definição mais palpável é aquela que diz que diarreia é a evacuação de fezes pastosas ou liquidas efetuada com mais frequência que o habitual. A maioria das pessoas não tem nenhuma dificuldade em reconhecer um quadro diarreico.

Diarreia muito escura ou preta
Doenças que podem estar associadas a essa coloração: úlcera, câncer no esôfago, estômago ou duodeno.

Entretanto, geralmente usamos os seguintes critérios para considerar que a evacuação está amolecida. Mais de três evacuações por dia; Ato evacuatório desconfortável com sensação de assadura; Sensação de tenesmo (vontade de evacuar sem satisfação completa após o ato);

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

As fezes ideais são aquelas em forma de cilindro e com consistência macia. Entretanto, nem sempre isso acontece. Caso o quadro de fezes moles ou diarreias sejam recorrentes, é importante procurar a ajuda de um especialista para verificar se há um problema mais sério atrapalhando o funcionamento do intestino.

A diarreia é uma condição comum, caracterizada por fezes soltas, aguadas ou uma necessidade frequente de defecar. Geralmente, dura alguns dias e desaparece sem qualquer tratamento. Uma diarreia cuja duração seja superior a 4 / 5 dias pode ser sintoma de um problema mais grave e deve ser investigada.

Arroz ou caldo de arroz.

Fezes líquidas ou aquosas
Ocorrem em situações de diarreias infeciosas ou nos sintomas de má absorção, intestino irritável, gastroenterites ou stresse. Deve investigar-se neste contexto a doença celíaca (intolerância ao glúten) e a intolerância à lactose.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

É normal sentir vontade de evacuar depois após uma refeição. Em uma das fases do processo de digestão dos alimentos, chamada reflexo gastrocólico, o corpo libera um hormônio que faz com que o cólon se contraia e mova o alimento no sistema digestivo, o que pode gerar vontade de evacuar.