Qual a diferença entre charque carne de sol e jerked beef?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Jerked beef é considerado pela indústria de alimentos como uma “evolução” do charque. Jerked beef difere do charque pela adição de sais de cura no início do processamento, e pela utilização de embalagens à vácuo para a venda do produto final.

O Jerked beef (tradicionalmente traduzido como carne seca) é um produto assemelhado ao charque, classificado e aprovado pelo Ministério da Agricultura do Brasil como "carne bovina salgada, curada e dessecada". O termo inglês "jerky" é uma corruptela da palavra quíchua "charqui" (carne seca).

Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial. Seu uso é parecido com o da carne-seca: você dessalga e usa em preparo de receitas. Já a carne de sol é feita por um processo artesanal e, apesar de ser salgada, ela não é tão desidratada como as outras e dá para comê-la grelhada, que o resultado é macio.

Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado, obtido de carne bovina, adicionado de cloreto de sódio e sais de cura, submetido a um processo de maturação e dessecação.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

Para a elaboração do charque é preciso, antes de tudo, optar por uma carne que tenha gordura. Os cortes utilizados geralmente são os menos nobres da parte dianteira do boi. Atualmente o charque também é feito com cortes nobres como alcatra e contrafilé.

Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.

Uso atual. O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

A carne de sol é tradicional do nordeste brasileiro e do norte-nordeste mineiro, regiões de clima seco e quente, que favorece o processo de cura. O principal diferencial em relação à carne seca e ao charque é a menor quantidade de sal e o menor tempo de secagem. É, portanto, uma carne mais suculenta e macia.

A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.

Conforme informamos em todas as nossas embalagens, não é recomendamos consumir carne seca ou jerked beef sem dessalgar. O procedimento de dessalgar a carne seca, é um fator importante para a sua saúde, além de ser fundamental para você poder saborear o verdadeiro sabor da carne seca.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

Ele também pode ser congelado e deve seguir as mesmas regras para que a embalagem não contenha ar. Se a peça comprada é muito grande, uma dica é cortar em pedaços menores ou até em fatias, para congelar. Do contrário será preciso descongelar toda a peça sempre que desejar utilizar o produto.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável.

Fique atento a certos fatores: a carne tem que estar realmente seca, sem líquido aparente. Na hora de abrir a embalagem, você pode notar uma certa oleosidade: não tem problema. Porém, a carne deve ser dura, já que foi desidratada.