O que fazer para amolecer o milho?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Dicas: você pode misturar alguns temperos e até mesmo leite na água do cozimento do milho. Isso vai garantir mais sabor e suculência ao seu prato. Outra forma de deixar sua espiga ainda mais macia é adicionando 1 colher (sopa) de açúcar assim que a água começar a ferver.

Você já deve ter passado pela frustração de cozinhar milho-verde durante um tempão e ele estar duro quando finalmente saiu da panela né? Mas agora os seus problemas acabaram! Encontramos o grande segredo não só para deixar o seu milho-verde cozido muito macio, mas também para cozinhar ele em tempo recorde: açúcar.

Se ficar cozinhando muito, o grão fica duro, e não macio como se deseja. Daí não tem jeito. Se acontecer, a opção será ralar e fazer um creme, um bolo ou outra receita do tipo.

Assim que pegar pressão você pode baixar o fogo e deixar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, isso fará o milho chegar no ponto. Você pode cozinhar o milho na panela normal. Neste caso o ideal é cobrir as espigas com água e manter fervendo no fogo por cerca de 1 hora.

MILHO HIDRATADO
Os grãos secos são, então, hidratados em tanques de água por horas ou dias, com ou sem fermentação.

Cubra com a água fervendo, coloque uma pitada de sal e tampe. Deixe por 20 minutos sem levar ao fogo, esse é o truque para amolecer a canjica.

Coloque as espigas de milho numa panela de pressão grande, acrescente 1 colher de chá de sal e cubra com água. Deixe cozinhar o milho na panela de pressão (panela tampada) no fogo baixo até chiar (esse é o sinal que acabou de pegar a pressão). Quando chiar, conte 15 minutos.

Algumas pessoas conservam o milho cozido em um recipiente com água e sal. Para isso, é preciso utilizar um recipiente bem vedado e garantir que fique dentro da geladeira.

Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de fissuras na casca que permitem a saída do vapor ou por conta de uma quantidade insuficiente de água no interior do grão. Os milhos que não se transformam em pipoca recebem o nome de piruá.

Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole.

Passou do ponto e ficou aquele milho duro? Calma, que tem solução. Segundo Ravioli, o segredo é soltar o grão da espiga, refogar na manteiga com um pouquinho de farinha, adicionar leite (ou creme de leite), parmesão e bater tudo no liquidificador! “Você terá um delicioso creme de milho", garante o chef.