O que fazer quando o Mungunzá fica duro?

Perguntado por: iaragao2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Cubra com a água fervendo, coloque uma pitada de sal e tampe. Deixe por 20 minutos sem levar ao fogo, esse é o truque para amolecer a canjica. Após esse tempo tampe bem a panela com a pressão e coloque a canjica para cozinhar no fogo baixo por 40-45 minutos.

“O ponto ideal da canjica é quando ela está macia e cremosa, mas ainda tem uma textura firme”. Se você sentir que sua canjica não está suficientemente cremosa, Lierson orienta adicionar leite condensado e leite de coco, mas sem exageros.

Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.

Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.

Depois de cozida, a canjica não é um alimento que dura muito tempo na geladeira. Mesmo assim, Lierson destaca que, caso armazenado em um recipiente hermético, o doce pode ficar na geladeira por até 3 dias.

Antes de ir para a panela, é fundamental deixar o milho de molho por, pelo menos, 12 horas. O processo evita que a canjica fique amarga e dura. Além disso, essa etapa facilita o cozimento dos grãos, pois faz com que eles amoleçam mais rápido sem a necessidade de ficar muito tempo na panela de pressão.

O ponto certo da canjica é quando ela engrossa e começa a soltar do fundo da panela. Sirva com canela em pó.

Você já deve ter cozido o milho e no fim ele ficou um pouco duro, certo? Saiba que existe uma dica muito simples e que resolverá esse problema. Basicamente, o que você precisa fazer para conquistar um milho cozido super macio é adicionar um pouco de açúcar na hora de cozinhar.

Para lidar com uma panela queimada, encha-a com água e adicione uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Ferva a solução por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma esponja não abrasiva.

Processo de fabricação de pipoca de canjica
O milho de canjica é colocado dentro do canhão e através do controle da pressão é possível identificar o tempo de estourar. A pressão costuma ser de 150 bar em média, sendo suficiente para acionar o estouro do canhão.

O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”.

As proteínas auxiliam o crescimento e reparação dos tecidos, ajudam na produção de hormônios, enzimas e anticorpos. As vitaminas que podem ser encontradas no Munguzá são várias: B1, B2, B3, B5 e B6. Elas contribuem com o bem-estar do corpo e da mente.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

Quanto tempo a canjica doce pode ficar na geladeira? Depois de cozinhar, a canjica cremosa pode ficar na geladeira por no máximo 2 dias.

Grãos velhos ou que foram armazenados de maneira inadequada deixam a canjica com um sabor amargo e dura. Além disso, ingredientes vencidos ou de baixa qualidade também interferem no gosto da canjica. Portanto, escolha apenas produtos que estejam dentro da data de validade.