Pode ou não lavar a carne?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.

A carne é um alimento rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, acontece que ao ser lavada, acaba perdendo uma boa parte de seus nutrientes. Ela perde também a sua suculência. Por ser tão rica em nutrientes, a carne crua é o ambiente ideal no desenvolvimento de microorganismos.

O vinagre é muito utilizado para eliminar vários tipos de odores, inclusive das carnes em geral. Então, use-o, mas não lave a carne depois. E tem uma vantagem: o vinagre deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

Ao lavar a carne, respingos de água podem espalhar bactérias pela cozinha, contaminando bancadas, utensílios e outros alimentos. Portanto, essa prática não é eficaz para eliminar bactérias e pode acabar espalhando contaminantes indesejáveis pelo ambiente.

Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para “romper” a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.