Qual a diferença entre autismo e Síndrome de Asperger?

Perguntado por: rpeixoto2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Enquanto o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva ao comprometimento da interação social, a Síndrome de Asperger é mais “branda”. O portador da síndrome de Asperger pode apresentar características comuns ao autista, como comportamentos repetitivos e distanciamento, o que os difere é a intensidade desses.

Quais os tipos de autismo?

  • Nível 1: leve – necessidade de pouco apoio;
  • Nível 2: moderado – necessidade moderada de apoio;
  • Nível 3: severo – muita necessidade de apoio substancial.

A versão atual criou a denominação Transtorno do Espectro Autista (TEA), que enquadra a Síndrome de Asperger e o autismo em um mesmo diagnóstico. Dessa forma, o que antes se conhecia como duas desordens separadas passou a pertencer à mesma condição, que abrange um grande espectro de sintomas.

Comumente confundida com o autismo, a patologia se refere a alterações de personalidade, temperamento e mudanças no comportamento. Mas, por ser semelhante a hiperatividade e ao autismo, dificilmente um paciente recebe o diagnóstico preciso.

Em geral, pessoas associadas anteriormente à síndrome de Asperger são consideradas autistas no nível 1, leve. Esses indivíduos podem apresentar dificuldades para interação social, compreender e expressar emoções, assim como gestos, expressões faciais e demais aspectos da linguagem não verbal.

Frequentemente, ficam perplexos com o amor expresso pelos neurotípicos e podem perceber expressões de amor e afeto como desconfortáveis. Um abraço pode, por exemplo, ser percebido como desconfortável, pois restringe os movimentos e pode parecer mais um aperto do que um abraço caloroso.

Durante essa crise geralmente existe uma desconexão total ou parcial do momento, sem nenhum tipo de comunicação com o que está acontecendo. A respiração pode ficar mais lenta e o olhar mais “vazio”. Também é comum que alguém em shutdown queira ficar deitado no chão ou totalmente imóvel.

No autismo nível 1 (ou Síndrome de Asperger, como era chamada), o indivíduo não apresenta deficiência intelectual, tendo seu Q.I acima de 70 pontos.

A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas. Trata-se de um dos perfis ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas.

O DSM-5 já havia dispensado o nome síndrome de “Asperger”, substituindo o termo por Nível I do TEA (Transtorno do Espectro Autista), considerado um quadro mais leve e funcional do espectro do autismo.