Quais frutas têm creatina?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

As principais frutas com creatina incluem bananas, abacates e laranjas. Essas frutas não apenas fornecem nutrientes essenciais, mas também oferecem os benefícios da creatina para o desenvolvimento muscular.

carne vermelha

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente a carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

Afinal, o que é creatina? Em resumo, ela nada mais é do que uma substância produzida pelos rins, fígado e pâncreas. Ela é formada pela junção de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina), Além disso, o composto está presente em alimentos como carne, frango, ovo, peixe, leite e derivados.

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

A fonte da natureza mais rica em creatina é o músculo animal, como Carne Vermelha e Peixes. Mas para o aumento da performance atlética e aumento da massa muscular, a Creatina encontrada nas formas naturais dos alimentos, não lhe trará quantidade suficiente desta substância para aumento da performance.

Considerações para vegetarianos e veganos
A creatina está exclusivamente presente em alimentos de origem animal, não podendo ser obtida através de alimentos de origem vegetal.

10- Ovo e Leite
Ao contrário do que alguns podem pensar, esses dois alimentos que são ricas fontes de proteínas, não possuem quantidades significativas de creatina. O ovo possui apenas 0,1 g/kg e em 1 litro de leite há apenas 0,1 g.

Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

Alternativas de Creatina à base de plantas: Pó de beterraba: Rico em nitratos, que podem melhorar o desempenho físico. Spirulina: Contém aminoácidos essenciais e antioxidantes que auxiliam na recuperação muscular. Quinoa: Uma fonte completa de proteína que ajuda a construir massa muscular magra.

O Whey Protein é o suplemento para ganhar massa muscular mais famoso entre atletas e fãs de academia. Ele tem como base a proteína do soro do leite, e atua dando justamente uma dose extra de proteína ao corpo. Isso ajuda a potencializar a formação de massa magra e a recuperação muscular após os exercícios.

Glutamina
Isso ocorre pela melhora na recuperação pós-treino e também pela maior formação de músculos. Sua ingestão pode ser feita com água ou algum suco que você goste, com um total de 8 a 15 g que pode ser dividido durante o dia.

A creatina em sua forma orgânica tem basicamente duas fontes: a produção natural pelo nosso corpo, nos rins, pâncreas e fígado, que é composta pela junção de três aminoácidos: glicina, arginina, metionina; e por meio da alimentação, sendo encontrada, especialmente, em carnes e peixes.