Qual a diferença entre artrite e reumatismo?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Artrite e artrose são tipos de reumatismo. Em geral afetam idosos, mas podem ocorrer em jovens e adultos. As doenças não têm cura, mas há tratamento. Artrites e artroses são doenças em geral associadas ao envelhecimento, mas também podem atingir jovens e adultos.

Alguns desses sinais são:

  1. Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  2. Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  3. Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  4. Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
  5. Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Artrite reumatoide, artrose e reumatismo é tudo a mesma coisa. MITO. Reumatismo é uma nomenclatura genérica popularmente atribuída a qualquer doença do sistema articular musculoesquelético. A artrose é uma doença decorrente do desgaste das articulações, muito comum em idosos.

Embora sejam doenças distintas, com causas e tratamentos diferentes, muitas vezes há confusão entre a artrite reumatoide e o lúpus, já que ambas geralmente causam o desenvolvimento de artrite e dor nas articulações das mãos e punhos .

Quais são os sintomas de reumatismo?

  1. Dor em uma ou mais articulações que persiste por semanas;
  2. Inflamação nas articulações, que ficam vermelhas e inchadas;
  3. Deformidade da área afetada;
  4. Limitação dos movimentos.

Reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, que acomete pessoas idosas. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose. Essas doenças afetam cartilagens e articulações, provocando dor, deformação e limitação de movimentos.

Sintomas da Artrite Reumatoide
Os principais sintomas são dores e inchaço nas juntas, rigidez nas articulações, dificuldade de movimentação dos dedos ou dos membros, redução do apetite e perda de peso, febre baixa e fadiga. Como as crises são caracterizadas por inflamações, a alimentação é fator crucial nesse processo.

A leflunomida é quase tão eficaz quanto o metotrexato. Esses medicamentos são administrados por via oral. Metotrexato pode ser administrado por via oral ou por injeção sob a pele (via subcutânea). Prednisona e prednisolona podem reduzir a inflamação rapidamente.

Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue. Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide.

A AR e a fibromialgia também progridem de maneira muito diferente. A fibromialgia geralmente causa dor constante que pode piorar com falta de sono e estresse. Por outro lado, a AR pode agravar-se e piorar progressivamente sem tratamento.