Qual a diferença do omeprazol de 20 e 40?

Perguntado por: usantana2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Revisões de estudos apresentaram como resultado que o esomeprazol, na dose de 40 mg, tem demonstra- do maior taxa de melhora no trata- mento do refluxo gastroesofágico, comparado com omeprazol 20 mg e com outros inibidores de bomba de prótons durante um período de 4 e 8 semanas.

Omeprazol é indicado para tratar certas condições em que ocorra muita produção de ácido no estômago. É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino) e refluxo gastroesofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).

Em pacientes com DRGE erosiva, o uso de pantoprazol na dose de 40 mg produz maior benefício do que na dose de 20 mg, sendo que a duração de quatro e oito semanas é equivalente. Em pacientes com DRGE não erosiva, o uso de rabeprazol por quatro semanas na dose 20 mg é equivalente à dose de 10 mg.

É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino), e refluxo gastroesofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).

Tome as cápsulas de omeprazol imediatamente antes das refeições, preferencialmente pela manhã. Para pacientes com dificuldade de engolir, as cápsulas podem ser abertas e os microgrânulos intactos podem ser misturados numa pequena quantidade de suco de frutas ou água fria, imediatamente antes da administração oral.

Para prevenção de recidiva em pacientes com úlcera duodenal e para o tratamento de manutenção de pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada, a dose recomendada é de 10 mg 1 vez ao dia. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 20-40 mg 1 vez ao dia.

Como tomar Omeprazol? A indicação é que seja consumido um Omeprazol ao dia pelo tempo máximo de 4 semanas. Existem casos específicos que esse período pode ser estendido por mais 4 semanas. Já os mais severos de esofagite e refluxo, geralmente são dois comprimidos ao dia pelo tempo de 8 semanas.

O medicamento de 40mg também atua no combate a úlcera péptica duodenal, esafogites de refluxo moderadas ou graves, síndrome de Zollinger-Ellison e na erradicação da bactéria Helicobacter pylori, responsável por causa úlceras.

O Pantoprazol possui uma fórmula atualizada em relação ao Omeprazol, sendo assim, gera menos efeitos colaterais e danos ao organismo.

Em teoria, o pantoprazol tem ação mais eficiente sobre os receptores do estômago. É uma vantagem teórica: os estudos na área não perceberam essa diferença. “Essa é a propaganda da indústria. Na prática, não há evidências de que ele seja superior aos demais.”

Quantas vezes por dia posso tomar omeprazol? A posologia geralmente indicada na bula é de que adultos tomem a dose oral de 20 mg, administrada uma vez ao dia antes do café da manhã. Porém, o ideal é sempre ter o acompanhamento médico para o uso contínuo do omeprazol.

Comuns: dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, náusea/vômito. Raras: boca seca, estomatite, candidíase gastrointestinal e colite microscópica.

Se a receita médica indicar o uso para 2 vezes ao dia, a primeira dose deve ser administrada antes do café da manhã e a segunda antes da principal refeição noturna. Atenção: caso não perceba melhora rápida, fique tranquilo e não abandone o tratamento!

Para pacientes com úlcera gástrica ou duodenal, sem sangramento ativo, o recomendado é tomar 40 mg diariamente. Mas, se o sangramento estiver ativo, a dose diária deve ser de 40 mg a cada 12 horas.

Adultos: Doses únicas orais de até 160mg e doses totais de até 360mg/dia. Doses únicas intravenosas de até 80mg e 270mg/dia. Crianças: Até 40mg/dia. Insuficiência renal: Não é necessário ajuste de dose.

O omeprazol deve ser tomado, de preferência, em jejum, pois é nesse momento que as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas. A dose e o tempo de tratamento variam conforme a doença a qual se pretende tratar.