Qual a causa do soluço em idosos?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade, estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.

Para os idosos, o soluço constante requer uma atenção ainda maior, já que pode estar relacionado a problemas mais graves. Algumas doenças que apresentam esse sintoma são: diabetes mal controlado, irritação de nervos relacionados ao diafragma e, em casos mais específicos, o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

Boa parte dos casos de soluço tem relação com distúrbios como dispepsia, doença do refluxo, hérnia de hiato, entre outros.

Açúcar, mel, limão, gengibre e vinagre são algumas opções. Beber água gelada com o tronco inclinado para a frente ou de cabeça baixa, pois estimula os nervos do tórax e relaxa o diafragma. Fazer compressas frias nas maçãs do rosto, pois ajuda a controlar a respiração.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

Um exemplo de mioclonia fisiológica é o soluço, um espasmo involuntário do diafragma. Além disso, os tremores ou espasmos no início do sono e após a alimentação também são comuns (este último, especialmente em crianças).

Especialistas que podem diagnosticar um soluço são: Clínico geral. Pneumologista. Neurologista.

Dr. Carlos Reginato: Clínico Geral ou Gastroenterologista, que é o médico do sistema digestivo.