Qual a arte afro-brasileira mais famosa no Brasil?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor.

Entre elas destacam-se: lundu, batuque, Ijexá, capoeira, Coco (dança) congadas e jongo.

Hoje, a arte afro-brasileira é parte de nós e amamos tê-la na fotografia, na música, nas artes plásticas, no teatro e também no circo. Que a nossa visão sobre a arte e cultura afro, possa ser de fato, uma porta para ver além do que conhecemos. A arte transforma.

O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas.

O sofisticado trabalho em metalurgia, a arte em madeira, a música e seus instrumentos, a tecelagem manual e as variadas formas de arte são marcas das culturas africanas hoje admiradas em todo o mundo e apropriadas pela cultura ocidental contemporânea.

A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.

Assim, depois das “festas antropofágicas indígenas” observadas a partir de Pernambuco, em 1548, pelo viajante Hans Staden (1525-1576) os primeiros registros de uma “arte popular” afro-brasileira originaram-se, provavelmente, a partir criação das seguintes instituições e manifestações populares na zona da mata: 1) (na ...

As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte. Música: Além do samba, que é o estilo brasileiro mais famoso no mundo, outros ritmos também vieram da mãe África: Maracatu, Congada, Cavalhada, Moçambique.

A influência da cultura afro-brasileira é bastante pronunciada em expressões musicais, como Maracatu, Samba, Maculelê, Jongo e Maxixe. Esses ritmos utilizam instrumentos como o atabaque, o afoxé, o berimbau e o tambor. Essas manifestações musicais têm forte influência também sobre as manifestações do corpo.

A cultura negra é um complexo de símbolos que estão em todos os locais, momentos e paisagens do imaginário afro-brasileiro. O fato é que ela é parte da formação da identidade brasileira. Está na culinária, na música, na literatura, nos monumentos, nas roupas, na religião.

A formação cultural afro-brasileira para a nossa sociedade é importante porque propiciou a junção da diversidade cultural.