Qual é a diferença entre esquerda e direita?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, liberalismo econômico, conservadores, reacionários, ...

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

A política de direita envolve, em graus variados, a rejeição de objetivos igualitários da política de esquerda, alegando que a desigualdade econômica é natural e inevitável, ou que é até mesmo benéfica para a sociedade. As ideologias de direita, e seus movimentos, apoiam a ordem social.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda. Fundado em 1980, integra o Foro de São Paulo, um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina.

A métrica também reflete a polarização da campanha presidencial. O PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, é a quinta legenda mais à esquerda do país. O PL de Jair Bolsonaro é o segundo mais à direita.

Os brasileiros foram às urnas neste neste domingo (02/10) no primeiro turno das eleições presidenciais, que segue, agora para uma segunda rodada com a extrema direita, representada por Jair Bolsonaro, e à esquerda, capitaneada por Luiz Inácio Lula da Silva.

A Enciclopédia da Política: A Esquerda e a Direita afirma que a política de extrema-direita inclui "pessoas ou grupos que defendem opiniões extremas nacionalistas, xenófobas, racistas, fundamentalistas religiosas, ou outras opiniões reacionárias".

Partido Liberal

Em primeiro lugar, a extrema-esquerda rejeita a estrutura socioeconómica subjacente ao capitalismo contemporâneo. Em segundo lugar, defendem estruturas económicas e de poder alternativas que envolvem a redistribuição de recursos das elites políticas.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.

O presidente Jair Bolsonaro conseguiu costurar alianças com dois partidos para a campanha à reeleição ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022. O PP e o Republicanos formam a coligação com o PL, partido do candidato. Em 2018, Bolsonaro se elegeu presidente pelo PSL, com o apoio do PRTB.