Qual foi a origem do socialismo?

Perguntado por: rnovais5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A história do socialismo encontra suas origens na Revolução Francesa e nas mudanças trazidas pela Revolução Industrial, apesar de ele ter precedentes em movimentos e ideias anteriores. Assim como o conceito de capitalismo, ele contém uma grande gama de visões.

O socialismo é uma ideologia de matiz política e econômica que propõe a superação do modelo capitalista para construir uma sociedade justa e igualitária. Karl Marx e Friedrich Engels, responsáveis por estruturar o socialismo científico.

Em sua forma moderna, o comunismo surgiu do movimento socialista na Europa do século XIX. Com o avanço da Revolução Industrial, os críticos socialistas culparam o capitalismo pela miséria do proletariado - uma nova classe de operários urbanos que trabalhavam em condições freqüentemente perigosas.

Principais características do Socialismo
A igualdade de divisão de bens entre a sociedade; O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção; A ausência de competição e lucro; A ausência de divisão de classes.

Pensa-se que a história do movimento socialista no Brasil remonta à primeira metade do século XIX. Existem documentos que evidenciam a difusão de ideias socialistas desde então, mas essas foram, no entanto, iniciativas individuais sem capacidade de formar grupos com ativismo político real.

O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo o poder central se concentrava em Moscou, na Rússia.

foice

A foice e o martelo é um dos símbolos mais utilizados para representar os movimentos socialista e comunista, disseminados principalmente por personalidades como Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.

O comunismo surgiu no mesmo contexto de surgimento do socialismo. Embora ideais de construção de sociedades baseadas na igualdade sejam encontrados em períodos mais distantes, como a Antiguidade, o comunismo e o socialismo têm um contexto específico de surgimento. Esse contexto foi o da Revolução Industrial.

O socialismo é, portanto, o estado intermediário que antecede a implantação do comunismo. Vimos que o comunismo é o estágio final, em que o capitalismo é superado. A implantação do comunismo viria acompanhada da abolição do Estado, da propriedade privada e também das classes sociais.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.