Por que a Venezuela se tornou um país pobre?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

A crise econômica na Venezuela começou a dar as caras em 2013, atingiu seu ápice em 2018 e até hoje deixa a grande maioria da população sem acesso a produtos básicos. A principal raiz do problema, de acordo com analistas, está na grande dependência do petróleo.

A escassez na Venezuela tem sido predominante a partir da promulgação de controles de preços e outras políticas econômicas de Hugo Chávez. Sob a política econômica do governo Maduro, a maior escassez ocorreu devido à política do governo Venezuelano de retenção de dólares de importadores somada aos controles de preços.

Para alguns, a Venezuela quebrou por causa do comunismo
aplicação de políticas comunistas/socialistas; controles de preços e câmbio; má gestão econômica e. falta de respeito ao Estado de Direito.

94,5% dos venezuelanos estão abaixo da linha da pobreza. Quase toda a população do país vive com menos de 3,2 dólares por dia. Em nenhum lugar do mundo o número de pobres é tão significativo.

A delegação venezuelana pediu ao Brasil para consolidar sua dívida e propor um cronograma de pagamento durante a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Nicolás Maduro. Segundo apurou a CNN, o valor pode superar US$ 2,5 bilhões, o que significa R$ 12,5 bilhões no câmbio de hoje.

O Golpe de Estado de 11 de abril de 2002, foi uma tentativa de derrubar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que foi preso em 12 de abril de 2002 e inicialmente levado para o Forte Tiuna, localizado no sul de Caracas. Nesse mesmo dia, o empresário Pedro Carmona autodeclarou-se como presidente interino.

A crise na Venezuela foi algo que se iniciou por volta de 2013 e, desde então, arrasta-se nesse país sul-americano. Trata-se de uma crise econômica, uma vez que a economia do país está destruída, mas também política, uma vez que a disputa pelo poder e o autoritarismo de Maduro levaram a isso.

Nos anos 80, a Venezuela chegou a ser o 4º maior PIB do mundo. Os índices de pobreza do país eram de 15%, enquanto os do Brasil eram de 30%, aponta a revista Info Money.

Dados do Observatório de Finanças da Venezuela (OVF) revelaram agora que, durante o primeiro trimestre de 2023, a atividade econômica registrou uma queda de 8,3% em relação ao período anterior. Segundo o FMI, a inflação deve fechar em 400%.

De acordo com a ONG Cedice, setor de alimentos foi um dos mais afetados pela alta de preços de até 332,43% Publicado em 6 de janeiro de 2023 às, 07h19. A inflação na Venezuela ultrapassou 300% em 2022, de acordo com estimativas divulgadas nesta quinta-feira pela ONG Centro de Difusão do Conhecimento Econômico (Cedice).

A pesquisa leva em conta fatores como desemprego, inflação, variação do PIB per capita, entre outros. Zimbábue, na África, apareceu em primeiro lugar, enquanto a Venezuela foi a segunda colocada.