O que a Revolução Francesa garantiu?

Perguntado por: hperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A Revolução Francesa significou o fim da monarquia absoluta na França. O fim do antigo regime significou, principalmente, a subida da burguesia ao poder político e também a preparação para a consolidação do capitalismo.

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.

A Revolução Francesa é o acontecimento que inaugura a Idade Contemporânea e institui novas perspectivas políticas que até hoje exercem efeitos no mundo ocidental. A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, foi o evento que, segundo alguns autores, inaugurou a chamada Idade Contemporânea.

A Revolução Francesa é um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade porque dela iniciou-se o processo de universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

A Declaração de 1789 consagrou os direitos naturais da igualdade, liberdade, fraternidade, propriedade, segurança e resistência à opressão. Os princípios políticos inspirados pelo contratualismo formaram a base de sustentação ideológica do Estado constitucional contemporâneo.

5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799

A Queda da Bastilha, nome pelo qual ficou conhecida a tomada da prisão pela população parisiense, marcou o início da Revolução Francesa e espalhou o fervor revolucionário pelo país.

A Revolução Francesa, iniciada em 17 de junho de 1789, foi um movimento burguês, que acabou com o absolutismo francês e espalhou as ideias liberais pelo mundo. O fato mais significativo é a tomada da prisão da Bastilha, em 14 de julho de 1789.

Esse processo revolucionário durou dez anos e levou ao fim do absolutismo na França. O contexto da França na ocasião do estouro da Revolução Francesa envolvia uma sociedade dividida em classes (clero, nobreza e povo) e extremamente desigual, além de ser um país atrasado economicamente.

A importância da Revolução Francesa reside, também, em suas repercussões no mundo ocidental especialmente na difusão do princípio da igualdade entre os homens e na consequente abolição de privilégios sociais e políticos.