Quem comandava a Bastilha?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Durante a Tomada, o marquês de Launay, governador da Bastilha, ainda tentou negociar.

A Bastilha era uma prisão localizada em Paris onde ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do rei francês. Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX.

A Bastilha era uma prisão e antigo símbolo da opressão do Antigo Regime e, naquele momento, abrigava apenas sete prisioneiros. O ataque a essa prisão é considerado o símbolo da queda do sistema absolutista e serviu de inspiração para espalhar a revolução por outras cidades da França e para os meio rurais.

Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer.

A Place de la Bastille (Praça da Bastilha) situa-se no 11° arrondissement de Paris, a 20 minutos da Place de la République, exatamente onde se encontrava a antiga fortaleza Bastilha. Esta prisão de estado foi tomada em 14 de julho de 1789 e destruída pela população revoltada.

No dia 14 de julho, a Bastilha foi tomada pelo povo parisiense e já no dia seguinte começou a ser destruída e suas pedras vendidas para serem usadas em outras construções. Hoje no local encontra-se uma praça e um monumento em homenagem aos franceses que morreram na revolução de julho de 1830.

Há 233 anos, em 14 de julho de 1789, a fortaleza que simbolizava o autoritarismo da monarquia era tomada pelos revolucionários franceses. Embora naquele momento contasse com apenas sete prisioneiros, a queda da prisão da Bastilha se tornou o marco inicial da Revolução Francesa.

14 de julho

Na França, o Dia da Bastilha celebra a tomada da fortaleza militar, em 14 de julho de 1789, durante uma violenta revolta que ajudou a inaugurar a Revolução Francesa.

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Causas da Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.

Laurent de Saes: A execução de Robespierre se deu por consequência do golpe de 9 de termidor do ano II (27 de julho de 1794), dia em que o líder jacobino e seus aliados foram presos na Convenção.

Danton e Robespierre, jacobinos outrora aliados, disputavam o poder. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo manipulava os membros do poder. Neste trecho, Danton e outros inimigos são preparados para a morte na guilhotina. O diretor enfatiza a violência dessa prática comum do Regime do Terror.

Maximilien Robespierre, nascido em 6 de maio de 1758 e falecido em 28 de julho de 1794, foi um jurista e político francês. Destacou-se como líder dos jacobinos e presidiu a França durante a fase mais caótica da Revolução Francesa, o Período do Terror.

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

Palloy aproveitou ainda as pedras do edifício: os blocos maiores foram utilizados para completar a construção da Pont de la Concorde (foto acima). Já os blocos menores foram esculpidos e transformados em miniaturas da fortaleza da Bastilha (foto abaixo).