Qual a importância do Iluminismo para a sociedade?

Perguntado por: dpereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O pensamento iluminista foi importante para o desenvolvimento da ciência e do humanismo – que pregava a centralidade e racionalidade humana. Várias obras foram desenvolvidas nesse período, e uma em especial sintetizava a ideia de disseminação do conhecimento pregada pelos iluministas: a Enciclopédia.

A influência do iluminismo se estendeu por diversas áreas da sociedade, pois, além da ciência, seus representantes propunham mudanças para áreas como a política, a religião, a cultura, a economia, o funcionamento da sociedade etc.

Consequências do Iluminismo
Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).

Liberdade política, econômica e religiosa
A liberdade, que foi citada anteriormente como um dos pilares do Iluminismo, representava a ideia de que todo indivíduo é livre para agir de forma autônoma.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII. Esse movimento valorizava a razão em detrimento da fé, afirmando que a razão era o meio para garantir o progresso da humanidade. Criticava o absolutismo e acreditava ser necessário limitar o poder real.

No contexto histórico do Iluminismo, não fazia mais sentido atrelar a educação à religião, como nas escolas confessionais, nem aos interesses de uma classe social, como queria a aristocracia. A escola deveria ser laica e livre, ou seja, não religiosa e independente de privilégios de classe.

Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. 2. Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. Propunham a igualdade jurídica (igualde perante a lei) e o ensino gratuito, público e laico.

Atualmente, ainda vivemos sob influência do Iluminismo em temas como a limitação do poder do estado sobre o indivíduo, os ideais e lutas pelos direitos individuais, tal como a vida, a liberdade, a dignidade e outros.

O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços econômicos, a Revolução Industrial abriu caminhos para a produção e expansão dos mercados e mudanças políticas que acabaram na Revolução Francesa. O Mercantilismo característico da época anterior deu lugar para a liberdade econômica sem a intervenção do Estado.

O movimento tornou o pensamento científico independente do pensamento religioso e enfatizou a importância da natureza e da ordem natural como fonte de conhecimento. Em oposição às disputas religiosas na Europa, os pensadores iluministas defenderam a tolerância e a liberdade religiosa.

Iluminismo

  • Consciência individual autônoma. Não pare agora... ...
  • Noção de progresso. ...
  • Caráter pedagógico. ...
  • Pensamento laico. ...
  • Autoridade.

5 características do Iluminismo

  1. Defendia o poder da razão. ...
  2. Foi contra o absolutismo. ...
  3. Pregava a limitação de poderes e privilégios da nobreza e do clero. ...
  4. Era a favor da liberdade econômica. ...
  5. Lutava pela burguesia e seus ideais. ...
  6. Não era favorável ao Mercantilismo.

O racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo apresentam-se como os princípios norteadores do Iluminismo.

A maioria dos pensadores iluministas DEFENDIA: a liberdade de expressão, a criação de mais escolas, a igualdade jurídica, a divisão de poderes dentro do Estado, o avanço da ciência e da técnica aplicadas em setores como transportes, comunicação e medicina.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.