Qual é o símbolo que representa o Iluminismo?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Resposta verificada por especialistas. O Iluminismo teve uma série de símbolos diferentes, sendo o mais importante a própria ideia de ilustração/iluminação, sendo esta luz a representação da vitória da Razão (e, com ela, República e direitos pessoais) contra as Trevas (o Absolutismo e o dogmatismo).

Uma das principais características do Iluminismo era defender a soberania do uso da razão em detrimento do uso da fé. Os iluministas acreditavam que através da razão, os problemas da sociedade poderiam ser compreendidos e resolvidos.

O Século das Luzes é um nome que se refere à razão sendo uma luz para alcançar o conhecimento e compreender o mundo.

O ILUMINISMO, também, foi a fonte da Democracia Moderna, da Ciência e das Revoluções da Medicina. O movimento recebeu esse nome por acreditar que a razão e o conhecimento eram as luzes que afastavam as trevas da superstição, do autoritarismo e da ignorância.

Iluminismo

  • Consciência individual autônoma. Não pare agora... ...
  • Noção de progresso. ...
  • Caráter pedagógico. ...
  • Pensamento laico. ...
  • Autoridade.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII, sendo marcado pela valorização da razão e pela crítica ao absolutismo. O iluminismo foi um movimento intelectual que defendeu a valorização da razão em detrimento da fé como forma de entender o mundo e os fenômenos da natureza.

TEMA: ILUMINISMO
Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.

Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas. Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.