Quem tomou a Bastilha?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX. Durante a invasão, a prisão tinha apenas sete presos, porém servia de depósito de armas e pólvoras.

Em 14 de julho de 1789, a população parisiense rebelada atacou a Bastilha, antiga prisão e símbolo do absolutismo francês. A Revolução Francesa, como o próprio nome sugere, foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799.

A tomada dessa prisão foi consequência da tensão popular provocada pela crise econômica e política que a França enfrentava no final do século XVIII. A tomada da Bastilha foi organizada pela população de Paris no dia 14 de julho de 1789 e tinha como objetivo ter acesso ao estoque de pólvora que lá ficava armazenado.

No dia 14 de julho, a Bastilha foi tomada pelo povo parisiense e já no dia seguinte começou a ser destruída e suas pedras vendidas para serem usadas em outras construções. Hoje no local encontra-se uma praça e um monumento em homenagem aos franceses que morreram na revolução de julho de 1830.

14 de julho de 1789

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Fim do período do Terror
Em 9 Termidor de 1794, o Pântano, facção da alta burguesia financeira, dá um golpe, toma o poder os jacobinos e envia os líderes populares Robespierre (1758-1794) e Saint-Just (1767-1794) para a guilhotina.

14 de julho em Paris
A Bastilha, ou mais precisamente Bastille Saint-Antoine (Bastilha Santo Antônio), era uma prisão e um símbolo do poder absoluto e arbitrário do Antigo Regime de Luís XVI. Em 14 de julho de 1789, os manifestantes tomaram o controle da fortaleza.

A forte crise instalada na França no final do século XVIII levou a população à revolta. Esse movimento ganhou força a partir da queda da Bastilha, símbolo do Antigo Regime. A queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é considerada o evento que deu início à Revolução Francesa.

Ocorriam crises econômicas, devido às secas nas plantações, bem como aos altos impostos. Havia também descontentamento político, pois o clero e a nobreza aliaram-se para manter seus privilégios e o povo se via cada vez mais pressionado a produzir, sem poder participar da política ou usufruir a produção.

No local, em meados do século XIX, foi erguido um grande monumento, chamado Coluna de Julho (Colonne de Juillet). A obra marca a queda da monarquia e homenagem às vítimas que lutaram na guerra. No topo da obra, um anjo dourado simboliza o Gênio da Liberdade. A obra também é conhecida como o Anjo da Bastilha.

A Festa Nacional da França ou Dia da Bastilha comemora 233 anos.

(liberdade, igualdade, fraternidade!), populares tomaram, em 14 de julho de 1789, um dos símbolos do totalitarismo francês de então, localizado na capital, Paris: a Bastilha, prisão onde eram encarcerados adversários do regime. Esse foi o estopim do que ficou conhecido como a Revolução Francesa.