Qual é o significado da palavra afro-brasileira?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

O termo afro-brasileiro designa pessoas e objetos culturais e materiais de origem do continente africano. No campo das artes, uma produção é considerada afro-brasileira quando congrega aspectos aparentes da arte dos povos africanos, cujas peças mais conhecidas entre nós são as máscaras e as esculturas.

Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores.

Conceito de afro-brasileiro. O antropólogo Darcy Ribeiro considerava o contingente negro e mulato "o mais brasileiro dos componentes do nosso povo" uma vez que, desafricanizado pela escravidão e não sendo indígena nem branco reinol, só restava a ele assumir uma identidade plenamente brasileira.

Afro-brasileiro é hifenizado porque se trata de um adjetivo pátrio composto, isto é, um adjetivo formado de elementos designativos de duas ou três nacionalidades diferentes. No caso, temos os adjetivos africano + brasileiro = afro-brasileiro.

As duas formas são consideradas corretas.

As mais conhecidas são o Candomblé e a Umbanda.

Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo ...

No Brasil, a escravidão colocou em contato as religiões de diferentes povos africanos, que acabaram por assimilar e trocar entre si elementos semelhantes de suas culturas. Assim se sobrepuseram e se fundiram ritos de origem distinta num amálgama comum de que surgiram as religiões afro-brasileiras.

O termo "afrodescendente" designa pessoas com "descendência africana", e o termo "afro-brasileiro" designa pessoas negras brasileiras.

Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros. A música afro - brasileira era altamente descriminada, sendo vista como "Música para marginais" até o século XX, onde só então começou a ser melhor aceita pela população.

Atualmente, o Brasil concentra o maior número de população negra fora do continente africano. No entanto, 133 após a assinatura e oficialização da cidadania do povo negro, muitos ainda se encontram em condições desiguais em relação à população branca.

Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Somando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, têm-se mais de 30 milhões de negros do país (Tabela 1).

Os mais conhecidos são: o Candomblé, na Bahia e em outros estados; o Xangô, em Pernambuco, Alagoas e Sergipe; a Umbanda, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados; o Tambor de Mina, Tambor de Nagô e Canjerê, no Maranhão; a Cabula, no Espírito Santo; e o Batuque ou Pará, no Rio Grande do Sul, onde também recebe a ...

A culinária afro-brasileira é adaptação de pratos de origem africana aos alimentos cultivados no Brasil. Acarajé, angu, feijoada, vatapá e muitos outros são alguns exemplos de comidas afro-brasileiras.

É possível afirmar que a macumba e a umbanda se formam no início do século XX nos centros urbanos, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. histórico importante para a sociedade brasileira, uma vez que, em 1888, há a abolição da escravidão e no ano seguinte, 1889, é decretada a República.