Qual é a arte afro-brasileira?
a “arte afro-brasileira” é antes de mais nada contemporânea: ganhou nome neste século 20 e passou a ser reconhecida como qualquer manifestação plástica e visual que retome, de um lado, a estética e a religiosidade africanas tradicionais e, de outro, os cenários socioculturais do negro no Brasil.
O que representa a arte afro-brasileira hoje
Hoje, a arte afro-brasileira é parte de nós e amamos tê-la na fotografia, na música, nas artes plásticas, no teatro e também no circo. Que a nossa visão sobre a arte e cultura afro, possa ser de fato, uma porta para ver além do que conhecemos. A arte transforma.
Quais são as principais características da arte afro-brasileira
A influência da cultura afro-brasileira é bastante pronunciada em expressões musicais, como Maracatu, Samba, Maculelê, Jongo e Maxixe. Esses ritmos utilizam instrumentos como o atabaque, o afoxé, o berimbau e o tambor. Essas manifestações musicais têm forte influência também sobre as manifestações do corpo.
Quais são as influências da arte afro-brasileira
O samba, afoxé, maracatu, congada, lundu e a capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais. A música popular urbana no Brasil Imperial teve nos escravos que trabalhavam como barbeiros em Salvador e Rio de Janeiro uma de suas mais ricas expressões.
O que é arte afro-brasileira
Primeiro, arte negra e arte afro-brasileira são usados como sinônimos. Apesar de às vezes estarem em contextos diferentes, em geral representam o mesmo – a arte produzida por pessoas que vivenciam a realidade da população negra brasileira.
O que herdamos da cultura Afro-brasileira
A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.
Que tipo de arte é mais valorizada hoje na África
O sofisticado trabalho em metalurgia, a arte em madeira, a música e seus instrumentos, a tecelagem manual e as variadas formas de arte são marcas das culturas africanas hoje admiradas em todo o mundo e apropriadas pela cultura ocidental contemporânea.
O que é arte e cultura Afro-brasileira
O que é a cultura afro-brasileira:
A cultura afro-brasileira é caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia.
O que são as danças afro-brasileira
As danças afro-brasileiras são expressões artísticas e práticas corporais que têm suas raízes na cultura africana, sendo desenvolvidas e preservadas ao longo dos séculos no contexto brasileiro. Elas representam uma manifestação significativa da herança afrodescendente no Brasil.
O que é arte afro-brasileira e indígena
São produções de arte contemporâneas que foram produzidas a partir de materiais reaproveitados, reciclados do meio ambiente. Assim o mais importante é o processo e não o produto. O trabalho com as “telas-máscara” direcionou um estudo para as modalidades artísticas: escultura, desenho, pintura, colagem e outras.