Qual a aparência do colo uterino na tricomoníase?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

No exame especular, pode ser possível visualizar microulcerações no colo uterino, caracterizando o “colo em framboesa” ou “colo em morango”. O teste de Schiller, realizado com a aplicação de solução de iodo no colo uterino, pode ter aspecto “tigróide”.

Uma infecção previamente assintomática pode se tornar sintomática a qualquer momento, com inflamação da vulva e do períneo e edema de lábios. As paredes vaginais e a superfície da colo do útero podem apresentar lesões puntiformes, em tom “vermelho-morango”.

Elas se queixam de prurido, odor forte, corrimento profuso de cor amarelada ou amarelo-esverdeada, espumoso, associado a ardor genital e sensação de queimação (irritação vulvar), disúria e dispaneuria (dor durante a relação sexual).

O exame de papanicolau pode também detectar o Trichomonas vaginalis, mas sua sensibilidade é baixa, deixando passar cerca de 50% dos casos, além de ter uma alta taxa de falso positivo.

A tricomoníase pode ser confundida com a candidíase, o que é um perigo para o paciente, já que necessita de urgência no tratamento.

O corrimento pode variar de cor, desde amarelo, verde, cinza ou branco. Geralmente tem consistência fina e espumosa. Pode apresentar um odor forte e desagradável, muitas vezes descrito como “cheiro de peixe”. A quantidade de corrimento pode variar, mas geralmente é mais abundante que o corrimento vaginal normal.

A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter uma secreção branca, muitas vezes espessa e semelhante a uma coalhada. Os sintomas da candidíase vaginal podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

DIAGNÓSTICO. Após o reconhecimento dos sintomas, a mulher deve procurar o médico ginecologista, que solicitará exames laboratoriais como coleta da secreção vaginal, cultura de secreção ou PCR, exame de sangue que avalia se há infecção no organismo. Também pode ser realizado o Papanicolau.

Ocasionalmente, o exame microscópico da urina detecta Trichomonas, mas a identificação é mais provável se for feita a cultura da urina.

Sintomas da tricomoníase, gardnereliose e candidíase
secreção esverdeada; odor forte (parecido com cheiro de peixe).

A tricomoníase é uma infecção parasitária que foi descrita em 1836 pelo médico Alfred Donné. A principal característica da infecção é um corrimento de coloração amarelada ou esverdeada, que possui um odor fétido, muitas vezes comparado com o cheiro de peixe.

Sempre que os fatores de risco para este tipo de infeção sejam mantidos existe o risco de reinfeção, devido ao não tratamento do parceiro sexual ou pelo contato com um novo companheiro sexual, e que se pode complicar por infeções recorrentes (tricomoníase recorrente ou crónica).