Qual a cor do corrimento de quem tem HPV?

Perguntado por: uvasques4 . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.

Quais os sintomas de HPV nas mulheres? O sintoma mais comum é a presença de verrugas na região genital. A vulva, o ânus e o colo do útero são geralmente afetados, por exemplo.

O diagnóstico se faz através do exame colpocitológico de Papanicolaou, usado para rastrear o câncer de colo do útero. Consiste em um esfregaço ou raspado das células esfoliadas da região cervical e vaginal [3].

Sintomas do Papiloma vírus humano – HPV
O principal sintoma da doença é o aparecimento de verrugas e/ou lesões de cor branca ou castanha na pele, que podem ou não causar coceiras.

A infecção pelo HPV não causa corrimento vaginal.

Sintomas do HPV
A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido com o de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas por exames específicos.

É um corrimento espesso acompanhado de coceira intensa cujo agente etiológico é um fungo (monília ou cândida).

HPV genital geralmente não apresenta sintomas, a menos que seja um tipo que causa verrugas genitais. As verrugas genitais podem aparecer dentro de semanas ou meses após o contato com um parceiro portador de HPV. É menos comum que as verrugas genitais apareçam anos após a exposição ao vírus.

3. Sintomas avançados

  1. sangramento vaginal anormal;
  2. dor na pelve;
  3. dor durante a relação sexual.

→ Diagnóstico de HPV
Em virtude da ausência de sintomas em muitas infecções por HPV, o diagnóstico nem sempre é fácil. Quando ocorre o surgimento de verrugas, o médico poderá suspeitar da infecção por meio da análise dos sintomas.

Algumas vezes a HPV pode se confundir com a sífilis, dependendo do tipo de vírus que acomete o paciente.

O principal sinal da infecção pelo vírus são as verrugas genitais que têm a aparência similar a de uma couve-flor. Além desse, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado.

Entre eles estão: o tabagismo, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos, gordurosos, ricos em açúcares, a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e tomar sol sem proteção.

No entanto, quem tem HPV menstrua normalmente, a menos que a doença se desenvolva, neste caso podem haver alterações provenientes da enfermidade presente.

O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.