O que fazer quando seu filho tem déficit de atenção?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

8 dicas para melhorar a vida de crianças com TDAH

  1. 1 – Planejar o tempo. ...
  2. 2 – Organizar a rotina. ...
  3. 3 – Finalizar atividades. ...
  4. 4 – Descansar. ...
  5. 5 – Incentivar a prática de atividade física. ...
  6. 6 – Dar feedbacks. ...
  7. 7 – Estimular amizades. ...
  8. 8 – Fazer brincadeiras com jogos e regras.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Cerca de 60-70% dos casos de TDAH ocorrem devido à herança/mutações genéticas, outros 20-25% decorrem de complicações durante a gestação (uso de drogas, cigarro e álcool da mãe durante o período gestacional, infecções maternas, problemas no nascimento, prematuridade etc.)

Exercícios em que há maior necessidade de atenção ao corpo, como balé, lutas ou ginástica, tendem a ser mais eficientes. Como já falamos nesta coluna, o exercício físico feito com regularidade traz grandes benefícios para a saúde mental, em diversos aspectos. Foco, humor, aprendizado, autoestima.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Se seu filho foi diagnosticado, é importante prosseguir com o tratamento. Uma criança sem tratamento pode ter grande dificuldade de prestar atenção na escola, o que implica que não aprenderá o que está sendo ensinado.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a persistência do TDAH na vida adulta somente foi identificada nos 90 anos. A ausência de diagnóstico pode tornar a vida de adultos com esse distúrbio desagradável e desafiadora, especialmente em relação à vida profissional e aos relacionamentos.

A pessoa tem dificuldade constante em se concentrar e se organizar. Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.

Transtornos de Ansiedade
Pessoas ansiosas constantemente desviam sua atenção para seus pensamentos de preocupação podendo ser confundido com a destatenção encontrada no TDAH.

Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica caracterizada por um comportamento agitado e impulsivo associado a dificuldades em manter o foco nas atividades.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, terapia comportamental e intervenções educacionais.

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.