Quais são os sintomas da endometriose no intestino?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Sintomas da Endometriose no Intestino

  • Dor abdominal intensa;
  • Excesso de gases;
  • Dificuldade de eliminar as fezes ou diarreia persistente;
  • Sangue nas fezes;
  • Sangramento pelo ânus durante a menstruação;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sintomas de infecção urinária;

Sintomas da endometriose que acompanham a endometriose intestinal

  1. Cólica menstrual forte;
  2. Dor na relação sexual;
  3. Dor para urinar durante o período menstrual;
  4. Distensão abdominal;
  5. Fadiga crônica.

Sim, muitas vezes quase não saía cocô. A sensação de ficar entalada com as próprias fezes era horrível. Fora o mal-estar que aumentava. Quando saía eram bem finas ou em bolinhas e muito fétidas.

Para diagnosticar a endometriose intestinal, o exame mais indicado é o ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Quando realizado corretamente por um profissional capacitado, o exame é capaz de detectar praticamente 100% das lesões.

O reto e o sigmoide são as duas porções do intestino mais comumente afetadas, particularmente a região mais próxima à parte posterior do útero e ao fundo da vagina, motivo que explica, em muitos casos, a dor no fundo da vagina durante a relação sexual.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

A causa da endometriose intestinal não é totalmente conhecida pela medicina, mas há teorias defendendo que, durante a menstruação, algumas células do endométrio acabam percorrendo um caminho errado pela tuba uterina (a chamada menstruação retrógrada), chegam à cavidade abdominal e podem atingir a parede do intestino.

A maioria das mulheres que apresentam esse quadro, também tem endometriose em locais ao redor da pelve, como na bexiga e nos ovários. Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.

No caso da endometriose profunda, pode até mesmo ser necessário retirar a parte afetada do intestino para a remoção de todo o tecido endometrial. Mesmo após a cirurgia pode ser que a paciente precise tomar anti-inflamatórios e pílula para que a endometriose não volte.

Em primeiro lugar é não se apavorar!
Depois disto recomendamos uma consulta com um especialista em endometriose para definir o melhor tratamento a ser instituído: medicamentoso ou cirúrgico. A endometriose intestinal deve ser sempre tratada!