Como fazer o banho de assento para tricomoníase?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Ferva de 3 a 4 litros de água; Deixe esfriar e, quando estiver morna ou natural, coloque o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento; Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

Banho de assento com vinagre
Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

O método consiste em se sentar em uma bacia cheia de água fria ou morna por cerca de dez minutos. Na bacia, ainda podem ser adicionados folhas de plantas, argila e pequenas quantidades de óleos essenciais. O banho de assento com vinagre, por exemplo, ajuda a regular o pH da região íntima.

Tratamento da tricomoníase
Mulheres com tricomoníase devem receber metronidazol, 500 mg, por via oral, duas vezes ao dia, durante 7 dias. Os homens devem receber metronidazol 2 g por via oral em dose única. Um tratamento alternativo para mulheres e homens inclui tinidazol, 2 g, por via oral, em dose única.

Tricomoníase não tratada pode levar homens e mulheres à infertilidade irreversível.

É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.

A pomada vaginal de Tioconazol e Tinidazol serve tanto para o tratamento da candidíase, quanto para outras infecções vaginais, como tricomoníase ou gardnerella. Sua forma genérica é encontrada pelo nome Tioconazol + Tinidazol, cujas embalagens contêm 7 aplicadores vaginais.

O banho de assento para infecção urinária consiste em encher uma bacia com água morna ou fria, e nela permanecer sentado por um período de 5 a 10 minutos. Uma curiosidade: em casas e apartamentos brasileiros mais antigos, era relativamente comum encontrar os chamados bidês, geralmente ao lado do vaso sanitário.

Além do vinagre de maçã, há várias receitas caseiras usadas com a finalidade de acabar com a candidíase vaginal. De todas, a médica diz que apenas o bicarbonato de sódio pode ajudar a aumentar o pH da região, mas a forma de administração deve ser orientada por um ginecologista.

As situações que alteram o pH da vagina (pH > 5) como ocorre na fase pós-menstrual em que a passagem do sangue reduz a acidez da vagina, levam ao agravamento dos sintomas.