O que acontece se não tratar a tricomoníase?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

A tricomoníase não causa problemas mais graves, mas se não receber um tratamento adequado, aumentam as chances de contrair ou espalhar outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como HIV.

Tricomoníase não tratada pode levar homens e mulheres à infertilidade irreversível.

Coceira e dor ao urinar são sintomas que também podem ocorrer. Pode levar a complicações como parto prematuro e infertilidade. Também está associada com a amplificação da transmissão do vírus da aids, o HIV.

Sinais e sintomas da tricomoníase
Uma infecção previamente assintomática pode se tornar sintomática a qualquer momento, com inflamação da vulva e do períneo e edema de lábios. As paredes vaginais e a superfície da colo do útero podem apresentar lesões puntiformes, em tom “vermelho-morango”.

A tricomoníase é uma doença infeciosa que quando não tratada ou tratada de forma inadequada pode provocar algumas complicações. Nos casos em que a infeção inicial é tratada de forma adequada e atempada a mulher fica habitualmente assintomática (não complicada).

Em pacientes do sexo feminino, a tricomoníase surge somente após o período menstrual, com sintomas mais severos após o fim da menstruação. É importante ressaltar que a infecção pode ficar adormecida por vários meses no corpo, sem que nenhum sintoma seja apresentado.

A Trichomonas vaginalis comumente causa uma IST da vagina nas mulheres e uma IST do trato urinário em homens e mulheres. As mulheres são mais propensas a apresentar sintomas. Cerca de 20% das mulheres desenvolvem tricomoníase vaginal (vaginite por tricomonas.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

Assim, a tricomoníase é um fator resulta em aumento das chances de se desenvolver HPV, provavelmente por contribuir com a inflamação e induzir a perda da camada mucosa que protege a vagina, aumentando a virulência e a adesividade do HPV, intervindo, dessa maneira, na história natural dessa infecção, corroborando a ...

Sintomas da tricomoníase, gardnereliose e candidíase
secreção esverdeada; odor forte (parecido com cheiro de peixe).

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

A tricomoníase pode ser confundida com a candidíase, o que é um perigo para o paciente, já que necessita de urgência no tratamento.

O diagnóstico é feito por meio de exame microscópico direto, testes de tira reagente ou testes de amplificação de ácido nucleico das secreções vaginais, por urina ou cultura uretral. Pacientes e contatos sexuais são tratados com metronidazol ou tinidazol.

Em geral, afeta mais as mulheres. O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário.